Finalizado curso de novas lideranças promovido pela Faemg

0
251
A importância da comunicação foi um dos temas centrais repassados aos participantes do curso de novas lideranças.Foto: Divulgação

Terminou na última quarta-feira, 8, o curso de Novas Lideranças Rurais promovido pelo Sistema Faemg. O colaborador Rodrigo Aquino, que assumiu recentemente o setor de Organização do Quadro Social (OQS) da Crediriodoce, finalizou o curso e destacou a importância desse tipo de capacitação. “Para nós que assumimos este novo desafio, o curso foi de extrema relevância, tendo em vista que conseguimos entender melhor as necessidades do produtor rural e a realidade dele no campo. Além disso, a liderança assertiva irá nos ajudar em diversos projetos da Cooperativa”, explicou Rodrigo.

O tema “Liderança” foi desenvolvido no último módulo do curso pelo instrutor e médico veterinário Emerson Alvarenga. “Nesse último bloco conversamos sobre a importância da comunicação nesse processo de liderança. É preciso ter o entendimento da fala assertiva, clara e objetiva. Líderes precisam conhecer sobre comunicação, ter inteligência emocional, empatia e transparência”, explicou Alvarenga.

Reciclagem

Entre os participantes do curso estava o presidente da Crediriodoce, Cantídio Ferreira, que também faz parte atual diretoria da União Ruralista Rio Doce (URRD). Há 12 anos Cantídio participou de uma turma do curso de Novas Lideranças e agora obteve o que ele chama de “reciclagem”. “Eu participei de uma das primeiras turmas, em 2007, logo quando a Faemg lançou este curso. Com o passar do tempo, quis fazer novamente, para ver quais foram as mudanças de lá para cá. Naquela época se falava em representatividade, agora falamos em globalização, motivação, onde eu, como líder, preciso melhorar para obter mais experiência e poder passar isso adiante. Está sendo uma espécie de reciclagem e estou ansioso para os próximos módulos”, declarou Cantídio.