Festa das Flores: Hoje a praça dos Pioneiros vai se transformar em um grande jardim

488
"A Festa das Flores, em seus onze dias de atividade, movimenta a cidade com programação ecologicamente correta, envolvendo educação ambiental, vivência de práticas integrativas de saúde e confraternização", informa a organizadora, Áurea Nardely. Foto: Divulgação

O evento está na 14ª edição e vai contar com mais de 200 espécies de plantas, atraindo milhares de pessoas de Valadares e região até dia 14 de julho

Pelo 14º ano acontece em Governador Valadares a Festa das Flores e o evento já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. A feira começa hoje e termina no dia 14 julho, prometendo encantar quem passar pela praça dos Pioneiros. A abertura oficial está marcada para as 19h de hoje, com apresentação da Banda do 6º Batalhão. Serão 11 dias de exposições temáticas, oficinas e apresentações, que ganham vida e colorido com as milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais, todos os dias, das 9h às 21h. A Festa das Flores é uma realização do Núcleo Luz Divina – CEBUDV, com o apoio institucional da Prefeitura e parceria de cooperativas de produtores de flores.

A Festa das Flores é beneficente, de caráter 100% social, e todo o valor arrecadado é destinado às ações já desenvolvidas pelo CEBUDV na região, como o Dia da Beneficência e Faça o Bem sem Olhar a Quem, além da estruturação do seu Departamento de Beneficência. No local são encontradas mais de 200 espécies de plantas, das mais conhecidas às mais exóticas, com preços bem em conta. A Festa das Flores, em seus onze dias de atividade, movimenta a cidade com programação ecologicamente correta, envolvendo educação ambiental, vivência de práticas integrativas de saúde e confraternização.

Para a organizadora do evento, Áurea Nardely, serão dias de muito encantamento e beleza. “É uma festa já esperada pela população. Não à toa, está em sua 14ª edição. E é sempre bem recebida, quer seja pela beleza e variedade das plantas e flores, quer pelas oficinas gratuitas ou mesmo para momentos de convivência e lazer. Ainda temos apresentações artístico-culturais diversificadas, que encantam adultos e crianças. Na verdade, é uma festa de caráter social, que nos possibilita manter e ampliar nosso trabalho de beneficência e parcerias bem sucedidas com entidades da cidade. Temos ainda inúmeras atividades durante o ano, internas e externas. Bazares, o Dia da Beneficência, quatro vezes ao ano, o voluntariado, o Cinema Comentado e doações às entidades beneficentes”.

Além de chamar a atenção do público, a Festa das Flores também fomenta o mercado floricultor da cidade e região, já que a população passa a ter uma referência, e quando precisar adquirir novas espécies, insumos e derivados, que sempre são necessários para quem aprecia a floricultura, a jardinagem e o paisagismo, e já sabe onde procurar.

A festa pretende promover a consciência ecológica e desenvolver a educação ambiental junto à comunidade, integrando as diversas entidades de representatividade popular na participação de um projeto social expressivo. Ainda possibilita momentos de descontração e lazer, estimulando a busca pelo conhecimento, cultivo e o uso das plantas medicinais.

Além de se encantar com a beleza das flores, os visitantes podem aproveitar a variada programação cultural com palestras, oficinas e shows regionais.

por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br