Feriado de Carnaval nas alturas em Valadares

0
278
Mais uma vez Governador Valadares é sede de competições de voo livre. FOTO:Divulgação

Quem optou por passar o feriado de Carnaval em Governador Valadares terá a oportunidade de acompanhar as primeiras etapas dos campeonatos Valadarense, Mineiro e Carioca de Parapente. As três competições, que ocorrerão de forma simultânea, começaram ontem e vão até amanhã, dia 4, com pousos na área da Feira da Paz. As provas serão nas categorias Open, Sport, Lite e Duplo.

As competições estão sendo organizadas pelos pilotos Éderson Dutra “Godó” e Herflomanitil Gomes, da Associação Valadarense de Voo Livre (AVVL). A expectativa dos organizadores é de que as três competições atraiam pilotos de todas as partes do país para o céu de Valadares. Os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus.

De acordo com informações divulgadas pelos organizadores, cerca de 100 pilotos já confirmaram presença no Valadares de Parapente, entre eles o valadarense e atual campeão, Pablo Rocha, mais Mário Cayene, piloto carioca que está entre os dez melhores do Brasil, e o piloto francês Drouin Stephane, campeão da Copa de Mundo de Parapente.

Pablo Rocha é o atual campeão da categoria Open no Valadares de Parapente. A última disputa foi em outubro do ano passado. FOTO:Divulgação.

Ederson Dutra “Godó” contou que é importante ter eventos voltados para o voo livre, para movimentar o turismo no município. “Muitos pilotos chegam na hora e querem participar das competições. Valadares é reconhecida internacionalmente como a capital do voo livre, não é preciso nem fazer convite para participar. Quem chega pela primeira vez fica impressionado com as condições que o Pico do Ibituruna proporciona aos pilotos. Agradecemos à Prefeitura por todo o suporte dado aos pilotos durante os dias que antecederam a competição. Isso tudo contribui para fomentar o turismo na cidade. Convidamos toda a população valadarense e quem vier de fora para acompanhar os pousos dos pilotos, que ocorrerão por volta das 15 horas na Feira da Paz”, disse.

Godó comentou ainda sobre as condições climáticas para favorecer um pouso seguro para os pilotos. “Um bom voo depende muito das condições climáticas no dia. Mas acredito que o clima em Valadares vai permitir uma excelente competição. Há o risco de uma neblina, mas nada que atrapalhe o voo”, afirma.

Atual campeão quer se manter no pódio

Pablo Rocha é o atual campeão da categoria Open no Valadares de Parapente. A última disputa foi em outubro do ano passado. O valadarense falou da expectativa para a competição: “Espero estar no pódio novamente este ano. Venho treinando pesado nesses últimos dias, porém, procuro me manter tranquilo e aproveitar a competição, não só com o objetivo de ganhar, mas de me divertir também”, disse.

Valadares sedia Brasileiro e Internacional de Parapente

Além do parapente, Governador Valadares sedia na penúltima semana de março, entre os dias 16 e 24, a primeira etapa dos campeonatos Brasileiro e Internacional de Asa Delta. Os pilotos interessados em participar da competição podem se inscrever em uma das duas categorias: Elite (para os profissionais e estrangeiros) e Sport (para os amadores). As inscrições são limitadas em 150 vagas, sendo 105 para brasileiros e 45 para estrangeiros.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br