Felizes Férias

Para tristeza dos estudantes, e alegria de muitos pais, as férias terminaram… Muitos pegaram seus óculos e saíram por aí, outros foram até para a América do Norte visitar os Estados Unidos, que são o país mais adiantado do mundo.

Essa conversa aí está parecendo, aliás, é, um tremendo papo furado… A minha intenção é destacar o emprego de palavras no plural. Há muita confusão com palavras assim, especialmente quando se vai fazer a concordância. De todas, acredito que óculos seja a mais sacrificada. Cartazes, letreiros, propagando no rádio, jornal e tv têm cometido muitos erros com essa palavra.

No latim clássico, a palavra é oculus; no latim vulgar, língua falada pelo povo, é oclu, que deu olho em português. Óculo é uma abertura circular numa parede para entrada de luz e ar. É também uma lente que se usa para aumentar a visão. O instrumento com duas lentes de vidro, ligadas por uma armação que se adapta à parte superior do nariz, munida de hastes de pontas recurvadas que a afixam aos pavilhões das orelhas, chama-se óculos (grande descoberta!…). A palavra óculos, como se pode ver, é plural. Por isso, leva os artigos, os verbos, os adjetivos, os pronomes e todas as palavras que a ela se referem para o plural.

Já cansei de ouvir pessoas falarem “meu óculos” ou “o óculos é novo”, etc. Ora, se a palavra óculos é plural, essas frases só podem ser: Meus óculos; Os óculos são novos. Veja também estas frases: Comprei uns óculos muito bons; Seus óculos estão embaçados. Observe que todas as palavras que se referem a óculos concordam com ela no plural. Comece a verificar e encontrará muitos erros por aí…

Da mesma forma, as palavras bodas, férias, núpcias, etc. levam para o plural todas as palavras que a elas se referirem.

Há outras palavras que só exigem que os verbos e outras palavras concordem com elas no plural se exibirem artigo antes. Se não houver artigo, essas palavras ficam no singular. Veja os exemplos: Os EUA são um lindo país. / EUA é o país mais rico do mundo. / Minas Gerais é o maior produtor de leite do país. / As Minas Gerais são um grande produtor de café. / Os Lusíadas são uma grande obra. / Lusíadas é uma grande obra.

Ilvece Cunha | Professor de Português | ilvececunha@hotmail.com