Falta um mês para as provas do Concurso de Língua Portuguesa e Matemática

Contagem regressiva! Os alunos das escolas municipais de Valadares, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (11 a 15 anos), estão um a mês para as provas do II Concurso de Língua Portuguesa e Matemática, promovido pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Esta edição, lançada em março, conta com aproximadamente 3.300 estudantes dos anos finais de 22 escolas, além das parcerias com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

O concurso indica como anda a relação ensino-aprendizagem nas escolas municipais e ainda estimula o desenvolvimento dos alunos, fortalecendo os estudos de uma maneira participativa, competitiva e saudável. São atividades criativas que envolvem as disciplinas para mostrar que a língua portuguesa e a matemática estão presentes no nosso dia a dia e que, além de conhecimento, podem trazer diversão aos adolescentes.

A SMED pretende expandir o estudo das disciplinas de Português e Matemática; contribuir para melhoria e qualidade da educação; promover a difusão da linguagem; identificar os estudantes em destaque e impulsionar seu ingresso em universidades; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a valorização profissional; proporcionar a integração das escolas municipais com universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas.

Provas e resultado

No dia 2 de outubro acontece nas próprias escolas municipais as provas do concurso, com 2 horas e meia de duração. A prova de Língua Portuguesa contará com 15 questões elaboradas pela Universidade Vale do Rio Doce e a prova de matemática, com 15 questões formuladas pelo Instituto Federal de Minas Gerais. O resultado será divulgado no dia 6 de novembro, com premiação em 20 de novembro.

Prêmio Univale

Além dos alunos, as escolas também podem concorrer ao Prêmio Univale, através de um projeto didático-pedagógico de curta duração, no período de 5 de agosto a 30 de setembro, voltado para estudantes dos anos finais. O trabalho será entregue no Departamento de Ensino entre os dias 3 e 4 de outubro, no mesmo período que os gabaritos das provas do concurso. O Prêmio Univale é oferecido pela Universidade Vale do Rio Doce e a escola vencedora leva como prêmio um computador.

Premiação

Os alunos com maiores notas do 6º ao 9º ano levam para casa tablets: 4 para os destaques em Língua Portuguesa e 4 para os de Matemática. Seus professores também serão contemplados com menção honrosa e medalha de ouro.

Além disso, os alunos em primeiro lugar de cada escola vão receber medalha de ouro e a publicação de seu nome no Diário Eletrônico da Prefeitura. Os estudantes classificados em segundo e terceiro lugares recebem medalhas de prata e bronze. Ainda serão lembrados com menção honrosa os professores e as escolas com estudantes classificados nos três primeiros lugares.