Fadivale comemora aprovação de 52 alunos no exame da OAB

O coordenador do curso, Amarildo Costa, comemora os resultados dos alunos no exame da Ordem.Foto: Eduardo Lima

A Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale) conquistou resultados expressivos no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foram 52 aprovados, sendo 27 alunos egressos do curso e 25 que ainda não concluíram a formação. O resultado foi amplamente comemorado pelos alunos e a coordenação da instituição.

Para o coordenador do curso, Amarildo Costa, o resultado do exame veio para comprovar a contribuição da instituição na formação de novos advogados. “A instituição fica muito feliz com os resultados significativos dos alunos no exame da Ordem. Esse número de aprovações vem crescendo nos últimos anos. É satisfação pra gente ver o estudante cumprindo a meta de conquistas na faculdade. Muitos não vão advogar, mas passar no exame da Ordem é o coroamento de qualquer acadêmico que escolhe o curso de direito. O mérito maior é deles”, afirma.

Amarildo destaca a montagem de uma estratégia de estudos eficientes da faculdade para auxiliar os candidatos na hora de fazer o exame. “São dois pontos importantes. O primeiro é que o próprio aluno sente a necessidade de realizar o exame; o segundo é que a Fadivale montou uma matriz curricular mais focada no exame da Ordem. E dentro dos projetos que a faculdade tem, além da matriz curricular, estão estratégias específicas para quem vai fazer o exame. ‘A minha OAB On-Line’, por exemplo, é uma plataforma de preparação do aluno para organizar os estudos”, explica.

Amarildo também ressalta o interesse de mais alunos da faculdade querendo exercer advocacia. “Desde os períodos iniciais até a formação é mais frequente a participação e interesse do aluno no exame da Ordem. Seguindo as novas diretrizes curriculares, a faculdade está colocando atividade prática para os alunos já no primeiro período”, informa. De acordo com a coordenação do curso, um café especial será agendado para comemorar o desempenho dos acadêmicos no exame.

Ser aprovado no exame da OAB e conseguir a tão sonhada carteira de advogado é o sonho da maioria dos estudantes de direito. Passar no exame, porém, não é tarefa nada fácil. O famoso exame da OAB assusta até mesmo os mais experientes. Não é o caso do aluno do 9º período Odilon Calixto Malaquias, que está quase concluído o curso e já tirou um peso das costas, ao passar no exame. “O primeiro sentimento é de alívio. Quando chega nessa parte do curso, acaba acumulando muita coisa em cima do aluno, muitos trabalhos, provas e TCC. É um passo à frente de quem ainda não se formou. Agradeço a Fadivale, que foi fundamental na organização dos nossos estudos”, disse Odilon, que pretende advogar na área criminal.

Para a acadêmica Isabella Lana, também do 9º período, o sonho de exercer a profissão está cada vez mais perto. “A ficha não caiu ainda. Precisei ver várias vezes o resultado para acreditar. Todo o esforço que fizemos desde o primeiro período até agora foi recompensado”, comemorou.

O exame

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil, também conhecido como Exame de Ordem Unificado ou Exame de Ordem, é uma avaliação a que se submetem os bacharéis em Direito no Brasil. Na prova eles demonstram que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessários ao exercício da advocacia. O exame é organizado pela própria Ordem dos Advogados do Brasil. É realizado três vezes por ano e são aplicadas duas provas em dias diferentes. Atualmente, a instituição responsável pelo exame é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br