Fachada do Nelson de Sena agora é patrimônio histórico-cultural de Valadares

Foi assinado ontem o ato de tombamento da fachada da escola estadual Professor Nelson de Sena como patrimônio histórico-cultural do município. Primeira escola fundada na cidade (em 1940), a instituição, por onde já passaram gerações de valadarenses, atende hoje 1.600 alunos. A solenidade foi breve, mas intensa, com a presença maciça de alunos, professores, autoridades políticas e servidores públicos.

Uma banda formada por alunos, sob a liderança do professor de língua portuguesa e literatura Eduardo Carvalho, abriu o evento e roubou a cena durante a performance de “De Janeiro a Janeiro” (Roberta Campos e Nando Reis), “Velha Infância” (Tribalistas) e “Canceriano sem Lar” (Raul Seixas), que arrancou aplausos da plateia.

“Ao se preservar um bem como esse, preserva-se também a cultura da nossa cidade. Pensando nisso, fizemos o Decreto – nº 10.849, de 29 de novembro de 2018 – de modo que não seja permitida a alteração ou descaracterização desse imóvel, que conta muito bem a história de Valadares”, avalia o prefeito André Merlo, que completa: “Valadares é uma cidade muito nova e a gente percebe que esses tombamentos são mais comuns em cidades históricas, mas precisamos começar a nos preocupar com isso porque, afinal de contas, nós temos 80 anos de história.”

Diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Kevin Figueiredo considera que o tombamento, “além de reconhecer a história do nosso município, protegendo um bem tão bonito e precioso como a fachada desta escola, a gente também abre caminhos para que recursos venham para o município para serem investidos tanto na área de educação patrimonial (para a valorização da história) e também para a manutenção da fachada da escola”. Carolina Bretas, gerente de Patrimônio Histórico do município, acrescenta: “O papel principal do tombamento é proteger os bens de maior representatividade histórica, cultural, arquitetônica, artística e ambiental do município a fim de que as futuras gerações percebam seu valor e mantenham suas raízes e cultura.”

“O tombamento da fachada da escola municipal Professor Nelson de Sena é um ato histórico muito importante para a comunidade de Governador Valadares, pois aqui, durante várias décadas, muitas gerações aqui estudaram. Hoje temos alunos, cujos avós, pais, também foram alunos desta escola. Muitas vezes, pessoas vêm aqui e me pedem autorização para entrar e reviver as memórias do tempo passado aqui. Eles reconhecem o piso, a escadaria, a própria fachada, enfim, tudo o que lhes traz boas memórias do passado de estudantes. É uma alegria fazer parte deste momento e desta história!”, relatou a diretora da escola, Flávia Ribeiro de Vasconcelos, que foi bastante aplaudida pelos alunos, numa demonstração de respeito e carinho.