ExpoagroGV começa em grande estilo

Durante a cerimônia de abertura, empresários e produtores rurais destacaram a importância da festa para a economia de Valadares.Foto: Fabiana Conrado

A 50ª edição da Expoagro começou na sexta-feira (5) no Parque de Exposições José Tavares Pereira, em Governador Valadares. A cerimônia de abertura deu início às comemorações das bodas de ouro do evento. Segundo a organização, a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições durante os 10 dias da festa, que contará com shows, leilões, exposição de raças, concurso leiteiro e torneios. Como é de costume em todas as solenidades de abertura, a presença de autoridades políticas e empresarias foi marcante no evento.

A cerimônia de abertura aconteceu no tatersal de leilões. Empresários e produtores rurais destacaram a importância da festa para a economia e a cultura da região. A Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce, o Sindicato Rural de Governador Valadares, a Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACEGV) e o Sicoob Crediriodoce também marcaram presença no evento. Entre as autoridades políticas estavam o prefeito André Merlo (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, Júlio Avelar (PV), a deputada estadual Celise Laviola (MDB), os deputados federais Hercílio Diniz (MDB) e Euclydes Pettersen  (PSC).

Para o presidente da União Ruralista Rio Doce (URRD), José Miguel Merlo, a Expoagro demonstra a força do agronegócio na economia local. “Durante os 10 dias de evento, a economia da cidade será impactada positivamente em todos os setores. Vai ser também uma oportunidade para os produtores rurais fazerem bons negócios. A expectativa é a melhor possível”, afirma.

Sem dúvidas, o destaque da cerimônia de abertura foi o momento em que foi oficializado o ato de tombamento da ExpoagroGV como patrimônio de natureza imaterial do município. O ato foi realizado pelo Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico Cultural do município. “Isso, para nós, tem um valor enorme. A partir de agora nós teremos a chance de conquistar alguma coisa do Ministério da Cultura. A Expoagro sempre foi organizada graças ao empenho e força de vontade dos nossos produtores rurais associados à União Ruralista”, destacou José Miguel Merlo.

Para o prefeito André Merlo (PSDB), a Expoagro é o maior evento da cidade e isso traz bons resultados para Valadares. “A Expoagro é o nosso maior evento, em termos de faturamento, gerando emprego e renda para nossa cidade. É um prazer fazer parte da história dos 50 anos desse evento tão importante para Governador Valadares”, disse.