Expectativa para a Black Friday: Lojistas de Valadares acreditam que as vendas neste ano serão maiores

Em Governador Valadares a Black Friday já foi incorporada ao calendário varejista

A Black Friday é reconhecidamente uma das ações anuais de vendas mais expressivas nos Estados Unidos, onde lojas físicas e virtuais propagam promoções com descontos agressivos. No Brasil, a data iniciou sua fama em 2010, mas, desde então, é muito criticada pelos casos de “maquiagem de preços” e promessas não cumpridas aos consumidores. As ações da data movimentam milhões no mercado on-line, mas vêm ganhando espaço no comércio tradicional, tornando-se uma oportunidade para o empresário conquistar clientes e aumentar as vendas no período. Em Governador Valadares, a Black Friday já foi incorporada ao calendário varejista da cidade e os consumidores aguardam o ano inteiro a chegada desta data, de acordo com o presidente do Sindicomércio, Hercílio Coelho Diniz. Pensando nisso, muitos lojistas já se preparam para a “sexta-feira negra”.

A área de Estudos Econômicos da Fecomércio realizou uma pesquisa com o objetivo de conhecer a adesão das empresas varejistas às ações da Black Friday em Minas Gerais. Em 2018, 36,1% das empresas do comércio varejista do Estado realizou ações para a Black Friday; para 27,2% dessas empresas, os descontos oferecidos ultrapassaram 50%. Neste ano, 36,3% das empresas já planejaram suas ações; 15,1% oferecerão descontos superiores a 50% e 23,8% esperam um impacto no volume de vendas superior a 25%.

Todas as empresas que aderiram à data ofereceram descontos em produtos, sendo que, para 27,2% delas, a queda nos preços chegou a um valor superior a 50%. 9,8% das empresas não observaram impacto no volume de vendas com as ações da data, porém, para 13,2%, o impacto foi superior a 25%. As ações em 2019 serão realizadas por ao menos 36% do comércio varejista de Minas Gerais. Esse percentual deverá ser maior devido ao expressivo número de empresas que ainda não realizaram o planejamento para a data. Das empresas que fizeram ações de Black Friday no ano passado, 7% ainda não decidiram se realizarão novamente neste ano. Os descontos e a propaganda serão as ações mais empregadas para atrair o consumidor no período.

Para o presidente do Sindicomércio Governador Valadares, Hercílio Coelho Diniz, a Black Friday já faz parte do calendário varejista da cidade e os consumidores aguardam o ano inteiro a chegada desta data. “O empresário deve estar preparado para a data e desenvolver estratégias assertivas para garantir bons resultados. Dispor de um mix de produtos diferenciados para atender a todos os gostos, investir no marketing e divulgar suas ações promocionais com antecedência são essenciais, mas o principal é praticar descontos reais e com o máximo possível de informações aos consumidores”, destaca.

Em Minas Gerais, as ações irão ocorrer, principalmente, nos segmentos de outros artigos de uso pessoal e doméstico (62,5%); tecidos, vestuário e calçados (58,3%); móveis e eletrodomésticos (56,3%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (55,0%). 15,1% das empresas que irão realizar ações na data prometem oferecer mais de 50% de desconto no valor dos produtos. Aproximadamente 24% dos empresários esperam que o volume de vendas seja superior a 25% do volume rotineiro.

Segundo os empresários, a inadimplência, o fluxo de consumidores e o governo (37,8%), a concorrência (23,3%) e a crise econômica/baixo fluxo no comércio (13,3%) são os fatores que mais poderão dificultar as vendas na data.

Para a empresária Gisele Miranda, proprietária de uma loja de roupas femininas no bairro Santa Rita há três anos, participar da Black Friday é sempre uma boa oportunidade, não só de vendas, mas de atrair novos clientes. “Desde que abri a loja participo do Black Friday. Durante todo o mês de novembro aviso as clientes da promoção na tão esperada ‘sexta-feira negra’. Confesso que tenho me surpreendido a cada ano. Meus descontos são excelentes e quem vem sempre compra alguma coisa”.

Diferente de outros empresários, uma franquia de camisarias feminina e masculina no GV Shopping já começou a Black Friday no início do mês, de acordo com a gerente Grazielle Fortes. “Nossas promoções começaram no início do mês. Estamos com várias promoções, que variam de 10% a 50%. Temos também a promoção compre três camisas e leve quatro. Neste ano, as vendas estão surpreendendo. Acredito que até o dia 29 de novembro as vendas devem aumentar muito. Essa é nossa expectativa, já que estamos com um estoque bem diversificado”.

por Angélica Lauriano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM