Espaço Educacional Vieira Cabral transforma amor em educação há 52 anos

502
“A gratidão move o mundo, que move as pessoas, que movem o mundo”, Iolanda Vieira Cabral. FOTO: Arquivo Pessoal.

As irmãs Iolanda e Lícia Vieira Cabral afirmam que a nova gestão da escola vai continuar contribuindo para a formação de cidadãos que serão os protagonistas da futura história da cidade e do país. Que toda a experiência dessas cinco décadas abrace as novas gerações

Não é novidade que oferecer educação de qualidade é um dos grandes desafios no Brasil. Porém, no Espaço Educacional Vieira Cabral, as coisas são diferentes. Exemplo disso é que o dia 18 de fevereiro vai ser marcado por muita alegria e festa na tradicional escola de Governador Valadares. Toda essa alegria é para agradecer e celebrar por muitas realizações e conquistas em 52 anos de história, formando cidadãos de bem.

Tudo começou em 1967, quando Ignez Vieira Cabral, uma mulher à frente do seu tempo, visionária, empreendedora, de grande força humanitária, viu-se diante da realização de um sonho e grande desafio: abrir em Valadares uma escola de excelência em educação infantil. Ela sempre acreditou que a educação é a mola-mestra da transformação do mundo. Nascia assim, no bairro Esplanada, a escola Chapeuzinho Vermelho.

Ao longo de cinco décadas, Tia Ignez, como era carinhosamente conhecida e chamada, foi fazendo do Chapeuzinho Vermelho uma escola referência em educação. Cresciam as crianças, crescia a escola. Com o passar dos anos, a escola mudou o endereço – onde permanece até hoje -, para comportar mais turmas e alunos.

Com um olhar atento nas famílias e na comunidade, e com seu compromisso em formar cidadãos de bem, implementou o segmento de ensino fundamental I e ensino fundamental II. Nessa época, para representar os jovens adolescentes, o então Chapeuzinho Vermelho passou a se chamar Espaço Educacional Vieira Cabral. Tia Ignez permaneceu à frente da instituição por 48 anos, até partir, serenamente, no dia 3 de março de 2015, deixando toda a sua experiência para que seus filhos pudessem dar continuidade ao sonho que se tornou realidade e se realiza até hoje, com cada aluno que entra pelos portões do Vieira Cabral.

“Como filha da ‘Tia Ignez’, é maravilhoso perceber que, ao longo de todos esses anos, o Vieira Cabral se mantém fiel aos seus princípios e valores, que são grandes alicerces de reconhecimento e sucesso na formação de indivíduos. O lema do Vieira Cabral é preparar para a vida. A escola tem como objetivo fazer com que seus alunos sejam vencedores”. Comenta Iolanda Vieira Cabral.

Tia Ignez deixou um legado para Governador Valadares, sempre fazendo da escola um espaço de convergência, acolhendo a todos, sem distinção, proporcionando inclusão quando o mundo ainda nem falava sobre isso. O Vieira Cabral tem uma linda história e permanece construindo muitas outras, através da continuidade do trabalho de Tia Ignez, que passou a ser realizado através dos seus filhos.

Caminhando pela história do Vieira Cabral, primeira turma (1967), quando a escola ainda era Chapeuzinho Vermelho e funcionava na casa da Tia Ignez. FOTO: Arquivo Pessoal

Paixão, alegria, propósito e missão em prol do saber

A tradição do Vieira Cabral é traduzida em garra e amor. Estes são ingredientes imprescindíveis para o atuar com educação, e isso não falta às duas filhas da Tia Ignez, Lícia e Iolanda Vieira Cabral, que estão à frente Espaço Educacional Vieira Cabral. Elas trazem no DNA o amor pela educação. Juntas, estão construindo novos caminhos para a escola, unindo as experiências que possuem em educação, comportamento humano, gestão e negócios, unindo esforços, compromisso, competências e responsabilidade para levar o Vieira Cabral ao novo patamar que a escola deseja e merece. Uma escola humanizada, com um olhar específico, cuidadoso e amoroso que atua no desenvolvimento integral do aluno, respeitando e estimulando os potenciais individuais, valorizando as relações humanas como diferencial. Uma educação que ultrapassa os limites da sala de aula, que prepara para a vida.

“Para vencer na vida é preciso muito mais que diplomas e credenciais, é preciso ter habilidades para saber lidar com pessoas, questões e situações. A vida se dá através das interações, por isso é importante construir relações”, explica Lícia Vieira Cabral.

Legado abraçando as novas gerações

A especialista em sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, psicopedagogia e terapia sistêmica (em formação) Rokelly Carvalhais fala sobre sua experiência de trabalho no Espaço Educacional Vieira Cabral. “Em minha atuação tenho encontrado no Espaço Educacional Vieira Cabral grande parceria no trabalho de intervenção pedagógica nos casos de alunos com dificuldades de aprendizagem ou com necessidades especiais. O Vieira Cabral acolhe a diversidade com respeito e sensibilidade. Há preocupação em promover a formação humana pensando nas diferenças/singularidades e, dessa forma, efetivar a inclusão escolar. Com esta lógica, tem sido possível realizar um trabalho multidisciplinar na busca de práticas, métodos pedagógicos, que viabilizem o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, inserindo-os na escola de forma atuante. A escola, com essa prática, tem sido um espaço favorável para que todos os alunos (com necessidades especiais ou não) cresçam com valores de respeito ao outro e às diferenças. Isso é educação de excelência; precisamos de muitos exemplos assim”, explica Rokelly Carvalhais.

Triciana Lisboa brincando com os filhos Manuela e Leonardo na atividade do dia da família no Vieira Cabral.FOTO: Arquivo Pessoal

A professora da educação Infantil Grazielle Santana, pedagoga com pós em neuropsicopedagogia e educação inclusiva e especial, trabalha no Vieira Cabral desde 2005 e já percebeu as mudanças e o vigor da nova gestão. “Vejo muito empenho e busca por excelência no que estamos construindo aqui de novos modelos de atuação em todos os níveis da escola. Sinto orgulho em contribuir e fazer parte dessa instituição conhecida por sua excelência, respeito e comprometimento com a educação”, ressalta a pedagoga.

Triciana Lisboa Dantas, mãe de Manuela e Leonardo, escolheu o Vieira Cabral para ser a escola de seus filhos. Para ela, credibilidade e confiança foram fundamentais na hora de escolher a escola dos filhos. “O Vieira Cabral dá um show, por ser uma escola menor, tornando-se uma extensão da família. Para mim, o Vieira Cabral é um grande parceiro naquilo que ensino para meus filhos: que mais importante do que ‘TER’ é o ‘SER’. Não importa um currículo exemplar e bens materiais valorosos se você não sabe ser capaz de respeitar as diferenças, ser tolerante e correto. Sinto-me abençoada por ter meus filhos em uma escola que prioriza os valores realmente importantes. Confio no trabalho que é realizado e meus filhos são muito felizes aqui. Isso sim é valor!”

As irmãs agora à frente da escola explicam que vão continuar com o legado da mãe, Ignez, ressaltando que educação é PAIXÃO! Quem escolhe ser educador sabe o quanto o pulsar da

esperança retumba em seu coração. Educação é ALEGRIA! Significa acreditar no potencial humano e desenvolver competências e habilidades de forma a construir uma base de conhecimentos e comportamentos para a formação de homens e mulheres comprometidos e responsáveis. Educação é PROPÓSITO! É ter clareza do papel social e compromisso com o despertar do saber, aliado ao prazer de ensinar e aprender de forma contínua. Educação é MISSÃO! É a escolha de se entregar plenamente, com amor àquilo em que acredita, buscando meios para alavancar cada um dos alunos, em sua individualidade, em sua singularidade, para que se tornem pessoas de bem, com conhecimento explícito e implícito, que sejam realizadas, que saibam se relacionar e que sejam bem-sucedidas na vida e principalmente felizes consigo.

Espaço Educacional Vieira Cabral

Uma escola reconhecida pela qualidade do conteúdo pedagógico na formação dos alunos e pela forma acolhedora de se relacionar com as famílias. Mães, pais, alunos, cada um é reconhecido pelo nome no Espaço Educacional Vieira Cabral.

A equipe de primeira – professores, monitores e auxiliares, habilitados e capacitados cada um em seu segmento – atua do berçário, com bebês de 4 meses, aos ensinos fundamental I e II, com jovens até 14 anos, sob a direção pedagógica de Lícia Vieira Cabral e da diretora de Relações Institucionais Iolanda Vieira Cabral.

Contatos;

  • Facebook – Espaço Educacional Vieira Cabral
  • Instagram – @vieiracabraloficial
  • Rua Eduardo Carlos Pereira, 372 – Esplanada – Tel.: 3271-4575