Escolas municipais realizam desfile cívico durante a Semana da Pátria em Valadares

FOTO: Divulgação

Para celebrar o Dia da Independência, 7 de Setembro, algumas escolas municipais e colégios de Governador Valadares realizam durante a semana os tradicionais desfiles cívicos pelas ruas da cidade. Com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes da história do Brasil e despertar o patriotismo, as escolas municipais Ivo de Tassis, Daniel Alves Ajudarte e a Creche Brilho de Turmalina, conveniada à Prefeitura, realizam amanhã, quinta-feira (5) um desfile em celebração ao Dia da Independência, no bairro Turmalina. Cada escola sairá de sua sede às 8h30, com encontro na praça central, de onde alunos seguem desfilando pelas ruas do bairro.

O desfile, que acontece desde 2015 no Turmalina, vai reunir neste ano mais de 500 alunos. De acordo com informações da Prefeitura, os alunos da banda da Escola Municipal Ivo de Tassis estão ensaiando para acompanhar o desfile, que contará com alunos do 3º ao 9º ano (8 a 15 anos). “Nossa turma vai trabalhar em conjunto com a escola Daniel Alves Ajudarte e a Creche Brilho de Turmalina para fazer um desfile bonito amanhã. Nossos ensaios começaram no dia 19 de agosto, com a charanga de música dos alunos do ensino fundamental. Neste ano, nosso tema para o desfile será Valorizando a Vida: Transformando o Mundo Através das Minhas Ações”, afirmou a diretora da Escola Ivo Tassis, Silvânia de Souza.

Segundo Silvânia, ao longo do mês de setembro, várias atividades cívicas serão realizadas pelos alunos de todas as turmas. “Toda semana teremos um momento cívico, com execução do Hino Nacional e do Hino da Independência. São atividades para trabalhar o patriotismo com os nossos alunos”, disse.

A Creche Brilho de Turmalina, que atende crianças de 2 a 3 anos, está preparando cartazes e faixas para o desfile. As professoras da Educação Infantil (2 a 5 anos) da Escola Municipal Daniel Alves Ajudarte dividiram os alunos em grupos com o intuito de apresentar os seus direitos de aprendizagem da Base Nacional Comum Circular (BNCC): conviver, brincar, explorar, expressar e conhecer-te, que serão representados com cartazes, faixas e brinquedos.