Em cerimônia do Dia do Soldado, subtenente Walbec é condecorado com Medalha de Mérito Militar

Subtenente Walbec Mota Macedo recebendo das mãos do capitão do Exército Jairo Cruz a medalha Passador de Ouro Mérito Militar.FOTO: Divulgação

Foi realizada na manhã de ontem (23), no quartel do Tiro de Guerra 04-007 de Governador Valadares, a formatura em comemoração ao Dia do Soldado, solenidade que acontece anualmente na unidade. Várias entidades e autoridades foram agraciadas com o diploma Amigo do Tiro de Guerra, pelos relevantes serviços prestados à instituição ao longo dos 74 anos de história, comemorados em outubro. Na oportunidade, o subtenente Walbec Mota Macedo, chefe de instrução do Tiro de Guerra 04-007, foi condecorado com a medalha honorífica Passador de Ouro Mérito Militar, pelos 30 anos servindo ao Exército Brasileiro. Também foram condecorados o ex-comandante da unidade, capitão Jairo Cruz, e o subtenente Waldeci.

O diploma Amigo do Tiro de Guerra é entregue sempre na semana de comemoração do Dia do Soldado (25 de agosto), data alusiva ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. “Receber essa honraria é uma sensação de dever cumprido, apesar de não ter ido ainda para o quadro de reserva. A condecoração me emociona muito, pois vivo intensamente isso daqui. Em relação à cerimônia, é algo sem palavras, pois temos na memória um homem que foi fundamental para nosso Exército, Duque de Caxias, que abriu imensas oportunidades neste país e com o Tiro de Guerra”, comemorou o subtenente Walbec.

Além dele, outras condecorações foram registradas no dia de ontem. O capitão do Exército Jairo Cruz, que comandou o TG em Valadares nos anos 90, recebeu o diploma Parceiro Emérito do Tiro de Guerra. O subtenente Walbec ainda recebeu a medalha de prata Corpo de Tropa. Outras autoridades e instituições foram agraciadas com o diploma Amigo do Tiro de Guerra.

30 anos servindo ao Exército

O subtenente Walbec, da Arma de Infantaria, ingressou no Exército como soldado da Força Aérea Brasileira (FAB) em 1989. Em 1993, serviu como aluno na Escola de Sargento das Armas (ESSA), no 23º Batalhão de Cassadores, em Fortaleza (CE). Assumiu o posto de comandante do Tiro de Guerra em Valadares em 2017.

Walbec acredita que sua carreira sirva de inspiração para os jovens atiradores. “Foi uma das melhores homenagens organizadas pelo Tiro de Guerra. Nossa instituição tem sido presenteada com o apoio da segurança pública, das autoridades civis, militares e ex-atiradores da cidade. Para os jovens, é algo que eu acredito que será um impulsionador na vida deles, é onde descobrem seu verdadeiro valor. Será um divisor de águas na vida deles participar dessa homenagem”, comentou.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br