E.M. Santos Dumont e parceiros lembram Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

FOTO: Divulgação

Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Educação (SMED), comemora antecipadamente o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado oficialmente no dia 21.

Para marcar a data e estimular ações de inclusão, os profissionais da Escola Municipal Santos Dumont promovem, juntamente com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e o Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Zilda Arns (Craedi), um colóquio. Isto é, uma palestra na qual as convidadas (a presidente do CMPD, Camila Dias Carvalho, e a vice-presidente do CMPD, Margareth Lane Pinheiro de Andrade) interagem com a plateia, compartilhando experiências e propondo reflexões para as turmas do primeiro ao quinto ano.

A instituição de ensino, que conta com aproximadamente 40 alunos com necessidades especiais, sendo 26 deles assistidos por monitores do Craedi, trabalha diariamente para garantir que as pessoas com deficiência sejam inseridas no convívio coletivo e respeitadas. Segundo a diretora da escola, Kátia Rodrigues Dutra, a data não pode passar despercebida.

“Para que as pessoas com deficiência desenvolvam seu potencial e levem uma vida digna e com qualidade, é fundamental trabalhar a questão da inclusão dentro da escola. Por isso, constantemente voltamos nosso olhar cuidadoso para os nossos alunos,  o que é muito importante para eles e também para a nossa comunidade”, declarou ela. A atividade está marcada para acontecer às 10 horas, na própria instituição de ensino, que fica na rua Lincoln Byrro, 1834, bairro São Paulo.

A data

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído em 1982 pelo movimento social durante o Encontro Nacional, que reuniu todas entidades de todo o país. A data de 21 de setembro foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005, e representa o nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM