É hoje a grande festa da indústria de MG

Os empresários Rubens Menin e Hérika Sendas recebem o Mérito Industrial hoje na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte

A Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, será palco, hoje, 23 de maio, do Dia da Indústria 2019, promovido pela Fiemg. Um dos homenageados da noite é Rubens Menin, presidente do Conselho de Administração da MRV Engenharia e sócio-fundador da construtora. Ele será condecorado com a medalha Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Assim como em várias partes do país, a Construtora MRV está presente em Governador Valadares, onde fez, recentemente, o lançamento do empreendimento Golden Place, o primeiro condomínio na nova Faixa 1,5 do programa Minha Casa Minha Vida, o qual está sendo construído no bairro Castanheiras.

Outros 15 industriais também serão homenageados com o Mérito Industrial, dentre eles Hérika Sendas, presidente e diretora criativa da Confecções Ananda, de Governador Valadares. Hérika Sendas é graduada em administração de empresas, com experiência de mais de 35 anos no segmento da confecção. A empresa Confecções Ananda foi uma das fundadoras do Sindicato das Indústrias da Confecção de Governador Valadares (SINVEST/GV), onde desde 2017 Hérika está como presidente.

“Ser indicado ao Mérito Industrial é uma honra. Considero como um reconhecimento ao meu trabalho, como empresário que trabalha para que o Brasil seja um país mais justo e próspero”, afirma Menin, para quem setor industrial é a mola propulsora do país. “Receber essa comenda criada em 1958, que já agraciou grandes nomes da indústria brasileira, renova meu ânimo de sempre trabalhar junto à Fiemg, para que tenhamos uma indústria nacional cada vez mais forte, inovadora e respeitada”, ressalta.

O empresário começou a empreender ainda jovem e, em 1979, recém-formado no curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criou a MRV. Menin não estava sozinho nessa empreitada. Contou com a parceria de Mário Lúcio Pinheiro Menin e Vega Engenharia Ltda., seus sócios.

Atualmente, a MRV é considerada uma das maiores incorporadoras e construtoras brasileiras no segmento de empreendimentos residenciais populares em número de unidades incorporadas e cidades atendidas. Com 39 anos de atuação no mercado, a companhia atua, principalmente, no programa habitacional Minha Casa Minha Vida e está presente em 158 cidades de 22 estados.

Além do trabalho realizado na MRV, Menin é um dos fundadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Na associação, o empresário trabalha o aprimoramento do processo de incorporação no Brasil. Atua também para a ampliação do debate sobre o aperfeiçoamento das relações de trabalho do setor, a simplificação da legislação, além do equilíbrio entre as relações empresa, governo e consumidor.

Multifacetado, Rubens Menin está à frente de diversas iniciativas. O engenheiro é presidente do Conselho de Administração e fundador da LOG Commercial Properties. Também é o fundador da empresa Urbamais, que é especializada na construção e comercialização de loteamentos urbanos inteligentes, e do AHS Development Group, empreendimento com sede em Miami que atua na incorporação, construção e locação de propriedades residenciais e comerciais.

Dia da Indústria

Criado em 1957 pelo presidente Juscelino Kubitschek, o Dia da Indústria foi uma homenagem a Roberto Simonsen, patrono da indústria nacional. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A Fiemg passou a celebrar a data três anos depois, em 1960, na gestão de Fábio de Araújo Motta, presidente da Federação à época.