Divulgado edital de Concurso Literário de Valadares

887

O edital do 2º Concurso Literário de Redação e Poesia já está na rede, com publicação na sexta-feira (20) no Diário Oficial do Município. Com o tema “Honestidade: um dever, uma virtude”, o concurso tem apoio das secretarias municipais de Educação (SMED), Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e Comunicação (SECOM), além da Academia Valadarense de Letras (AVL). A competição é direcionada a estudantes das redes de ensino público e privado, além da comunidade valadarense, que podem participar gratuitamente na modalidade de redação e poesia.

O concurso faz parte do projeto “Cidadão consciente: sou honesto, sou do bem”, de iniciativa da Controladoria Geral do Município, que contempla mais duas ações: a realização de palestras em instituições de ensino estaduais, federais e particulares, entidades e associações; atividades educacionais nas escolas municipais. O objetivo é estimular a honestidade, o comportamento proativo da população, os valores éticos que permeiam a cidadania e contribuir para a consolidação de uma cultura de responsabilidade cidadã.

O candidato pode se inscrever em uma ou nas duas modalidades, desde que apresente um trabalho para cada modalidade. Os interessados ainda serão divididos nas categorias: ensino fundamental 6º e 7º ano, ensino fundamental 8º e 9º ano, ensino médio, universitários ou sociedade valadarense.

Cada instituição de ensino que deseja participar do concurso vai selecionar o melhor trabalho em cada modalidade, por meio de uma equipe designada pelo diretor. Já os trabalhos nas categorias “universitários” e “sociedade valadarense” serão analisados por uma equipe composta por professores que atuam na Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Zappi.

Os trabalhos devem ser inéditos, com redação composta de 15 a 30 linhas e poesia redigida com a quantidade de versos definida pelo concorrente. O texto precisa ser digitado, impresso em folha A4, em fonte Arial ou Times New Roman, em corpo 12, em envelope lacrado e identificado como “envelope A”. É fundamental que a parte externa do envelope tenha as seguintes informações: pseudônimo do participante, categoria e modalidade. O candidato também preenche uma ficha individual de inscrição para identificação de seu trabalho.

A secretaria do Centro Cultural Nelson Mandela (rua Afonso Pena, nº 3269, Centro) vai receber, em horário de expediente, os envelopes com o trabalho e a ficha individual dos candidatos, no período de 21 de outubro até as 18h do dia 8 de novembro.

Os trabalhos selecionados na primeira fase serão analisados pela comissão julgadora composta por três integrantes da Academia Valadarense de Letras, que selecionará 10 melhores trabalhos de cada modalidade em todas as categorias concorrentes.

A divulgação do resultado final do concurso será no dia 2 de dezembro, no site da Prefeitura. A premiação será em dezembro, com data a ser definida. As melhores redações e poesias receberão medalhas, certificados e publicação de seus trabalhos no site da Prefeitura, além de publicação em um livro em formato físico ou eletrônico.