Dia Mundial do Diabetes e Mês de Combate ao Câncer de Próstata com ações na Unimed

FOTO: Divulgação

Novembro é voltado às campanhas de conscientização para a saúde masculina, visando hábitos saudáveis e orientação para a detecção precoce de diversas doenças. Entre as doenças de muita incidência nos homens estão o diabetes e o câncer de próstata. A prevenção às duas doenças terá destaque neste mês pela Unimed Governador Valadares. No dia 14 de novembro, das 8h às 11h, a Cooperativa realizará o evento “Dia Mundial do Diabetes e Mês do Combate ao Câncer de Próstata”. A ação será na calçada em frente à Sede Administrativa, na rua Bárbara Heliodora, 250, Centro.

As atividades serão abertas à comunidade, clientes e colaboradores da Unimed. O propósito é conscientizar sobre a prevenção ao diabetes, com atenção para o nível da glicose e alimentação, e o câncer de próstata, orientando para o diagnóstico precoce. O Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (PromoPrev) da Casa Unimed estará realizando atendimento ao público. Serão oferecidos glicemia em jejum, orientação profissional, auriculoterapia e corte de cabelo.

São parceiros do evento o Laboratório Unimed, Associação de Assistência aos Doentes Renais e Transplantados (AADORT), Centro de Formação Profissional Depilação Estética e Cabeleireiro (Cedec) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Câncer de Próstata

O tema do mês do combate ao câncer de próstata da Unimed é “Quanto mais se cuida, mais bons momentos você tem”. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos exames, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de 68.220 novos casos da doença (2018 – INCA). De acordo com o órgão, o número de mortes é de 15.391 (2017, SIM).

Diabetes

No dia 14 de novembro é celebrado o “Dia Mundial do Diabetes”. Com 16 milhões de pessoas portadoras de diabetes, o Brasil é o quarto com maior número de casos da doença no mundo, segundo levantamento do Ministério da Saúde. A cada 20 segundos um brasileiro tem um membro inferior (pé ou perna) amputado em decorrência das complicações.