Dia Mundial do Coração será comemorado pela Unimed GV

FOTO: Divulgação

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o que motivou a criação do Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. A Unimed Governador Valadares antecipará a comemoração, realizando hoje, das 8h às 11h, ações de saúde para os clientes da cooperativa e a comunidade. O evento será na calçada do Posto de Coleta do Laboratório Unimed, na av. JK, 1.331, Vila Bretas.

As atividades têm o apoio do Espaço Viver Bem – Casa Unimed e contarão com parceria da Associação de Assistência aos Doentes Renais e Transplantados (AADORT). O objetivo das atividades é conscientizar a população e clientes Unimed sobre a saúde do coração. O público atendido será alertado sobre os riscos de hipertensão arterial, diabetes, má alimentação, fumo e sedentarismo, que favorecem o surgimento de doenças cardiovasculares. Uma equipe de enfermagem e nutrição da Unimed estará incentivando as pessoas a aderirem a hábitos de vida saudáveis.

Serão oferecidos aferição de pressão arterial, teste glicêmico, teste de Fagerström, para dependência à nicotina, questionário de qualidade de vida e de Cage e orientação nutricional. A Aadort realizará orientações da importância de realizar exames laboratoriais (Creatinina e Uréia) para saber como anda o funcionamento renal das pessoas. A expectativa é de que sejam realizados ao menos 100 atendimentos durante o evento.