Dia Mundial da Limpeza será comemorado hoje em Valadares

Na reunião realizada para discutir o evento, ficou definido que as atividades que serão realizadas hoje envolverão práticas esportivas,recolhimento de lixo no Centro e bairros da cidade

Sabemos que a limpeza urbana não está apenas associada a varrição, capina e poda, mas também a manutenção. E para conscientizar a população sobre a importância de manter locais limpos e agradáveis para todos, a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e a Prefeitura irão realizar uma série de ações para comemorar a data, entre elas, o 2º “Plogging Univale: ação social que promove saúde e cidadania”, que será realizado neste sábado (21). A atividade combina práticas esportivas, recolhimento de lixo no Centro e bairros da cidade. A concentração está marcada para as 7h30, na praça dos Pioneiros.

A solenidade de abertura será às 8 horas com a participação de representantes dos realizadores do evento, Univale e Prefeitura, e contará com vários apoiadores, como o SAAE, Ascanavi, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Escoteiros, Dpark. Após a abertura, os participantes farão uma ação de conscientização sobre o descarte indevido de lixo, com faixas nos semáforos, limpeza da Feira da Paz, da orla do bairro São Tarcísio, de algumas ruas do Centro e da região do bairro Lagoa Santa. Já na avenida Rio Doce, na Ilha dos Araújos, o evento ganha o formato de Plogging (corrida sustentável).

As ações de limpeza utilizarão sacolas de cores separadas para distinguir os resíduos recicláveis dos não recicláveis. Ao final, todos os resíduos que forem recolhidos nas ruas do Centro vão ser empilhados na praça dos Pioneiros para serem dimensionados, os recicláveis serão encaminhados à Ascanavi e o rejeito será levado para a área de transbordo.

A partir de segunda-feira (23), a Prefeitura enviará equipes de limpeza para ruas do Santa Paula, Trevo, Sertão Rio Doce, Esplanada e outros bairros, reforçando o trabalho que já vem sendo realizado pela administração municipal em toda a cidade, promovendo a “Semana Municipal da Limpeza Urbana”.

“Este evento é um convite à mudança de comportamento na relação de como lidamos com o lixo gerado”, enfatizou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ivan Fialho.

O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Carlos Chaia, que reuniu representantes dos vários seguimentos envolvidos no Dia Mundial da Limpeza em seu gabinete, na quarta-feira (18), está confiante quanto aos resultados. “A administração municipal tem feito muito com poucos recursos. Já podemos perceber a cidade mais bonita, limpa, cuidada e, por isso, precisamos conscientizar a população sobre a importância de também cuidar dela, desenvolver o sentimento de pertencimento. Se cada um fizer a sua parte, vamos conseguir. Lixo é na lixeira!”.

Plogging

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 21 de setembro, mais de 160 países estarão mobilizados, e no Brasil, em mais de 600 cidades. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.