Dia da Infantaria é comemorado com formatura no Tiro de Guerra

Durante a solenidade foi realizado um desfile da tropa perante as autoridades e convidados que participaram do evento. FOTO: Divulgação

Os duzentos atiradores que atualmente prestam o Serviço Militar obrigatório no Tiro de Guerra 04-007 de Governador Valadares, juntamente com seus instrutores, prepararam e participaram, na última sexta-feira (24), da formatura em comemoração ao Dia da Infantaria. A cerimônia contou com a presença de autoridades militares, civis, familiares dos atiradores, empresários e apoiadores do estabelecimento de ensino.

No início da solenidade, os jovens atiradores deram entrada no pátio do TG em marcha. Dentro de seus pelotões, eles cantaram a Canção da Infantaria. A Infantaria é a mais antiga das armas do Exército Brasileiro. A data é uma homenagem ao brigadeiro Antônio Sampaio, que era cearense e morreu em combate na guerra entre Brasil e Paraguai. A homenagem serve como um reconhecimento pelo exemplo de bravura, dedicação e coragem exercido pelo militar no século XIX.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, que assistiram a um desfile do grupamento de tiradores.FOTO: Divulgação

Na formatura foi realizada a entrega do Diploma Amigo do TG e reafirmação desse título a alguns dos apoiadores deste órgão de formação da reserva. Logo depois, alguns atiradores da tropa realizaram uma demonstração de patrulha com os atiradores equipados com mochila, fuzil e camuflados, caracterizados como verdadeiros combatentes da arma, causando admiração nos presentes.

Foram demonstradas as técnicas de combate durante a tomada de um pequeno posto inimigo, aplicadas as técnicas de silenciamento de sentinelas, o tiro certeiro do atirador de elite, a marcha para tomada da posição em linha e a descida do combatente de um ponto importante para o abate do inimigo na posição de cabeça pra baixo.