Delegado Vinícius Sampaio assume 8° Departamento de Polícia Civil em Valadares

0
559

O delegado Vinícius Sampaio da Costa, que chefiava o 15º Departamento de Polícia Civil, em Teófilo Otoni/MG, assume a chefia do 8° Departamento de Polícia Civil, em Governador Valadares. Sampaio já atuou na cidade, na Delegacia de Crimes Contra a Vida.A nomeação foi feita em janeiro e a cerimônia oficial de posse ainda será agendada pela Polícia Civil.

Em Valadares, Vinícius Sampaio assume o lugar que era do delegado Fábio de Souza Henrique. Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, na 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), sede do 8º Departamento, Sampaio disse que retorna à cidade com disposição para desenvolver ações de combate à criminalidade nos 58 municípios que abrangem a região. “Estou em atividade desde o dia 22, mas a posse oficial, para a imprensa e a sociedade, será agendada pela Polícia Civil. Trabalhei em Valadares durante oito anos, até o final de 2012. Passei por várias delegacias, durante seis anos, e coordenei a Delegacia de Homicídios. Depois fui convidado a assumir a Delegacia Regional de Diamantina, por um ano. Em seguida, fui para Teófilo Otoni. Estou feliz com meu retorno. Sou nascido e criado aqui e tenho um carinho especial por essa cidade. Retorno para assumir esse importante desafio. A população e meus colegas de segurança pública podem esperar muito comprometimento, lealdade e trabalho firme no sentido de servir toda a comunidade que abrange o 8º Departamento”, disse.

Sampaio será responsável pelas Regionais em Valadares e Guanhães, bem como pelas Delegacias Patrimonial, de Homicídio e Proteção à Pessoa, de Narcóticos e de Trânsito. O delegado garantiu que a estrutura administrativa da Polícia Civil na cidade não será modificada. “Algumas mudanças pontuais foram feitas, mas nada que atinja as delegacias. Até porque nossos profissionais são muito qualificados e competentes. Os desafios de assumir o 8° Departamento são maiores em razão da complexidade que é chefiar um departamento tão importante no Estado”, lembra.

O delegado ressaltou a experiência que trouxe na bagagem nos três anos em que esteve no comando do 15º Departamento de Polícia Civil, em Teófilo Otoni. “Lá nós tivemos a oportunidade de realizar grandes serviços e operações de combate ao tráfico de drogas. Houve uma redução significativa nos crimes de homicídio e combate a crimes contra a administração pública. Fechamos com balanço positivo de 12 homicídios durante o ano inteiro. Portanto, retorno satisfeito com o trabalho desempenhado em Teófilo Otoni. Essa bagagem será importante para nosso trabalho em Valadares. Mas isso só será feito com o esforço de todos os policias civis e militares, Ministério Público, Poder Judiciário, sistema prisional e a participação da comunidade, contribuindo com as denúncias e investigações”, pondera.

“Estaremos ombreados com o governador”

O novo chefe do 8° Departamento de Polícia Civil também comentou sobre os últimos acontecimentos envolvendo os servidores da Polícia Civil e o Governo do Estado. “O governador atual assumiu o Estado em um cenário muito difícil. Ainda ocorreu esse fato grave em Brumadinho. O novo governador encontrará dificuldades para administrar o Estado nesse primeiro ano de mandato. As demandas e reivindicações dos servidores da segurança pública serão encaminhadas. A nossa expectativa é de que em breve as coisas comecem a entrar nos eixos. Estaremos ombreados com o Governo do Estado”, afirmou.

Currículo

Vinícius Sampaio é professor licenciado da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Lecionou também na Unipac – Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni/MG. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Foi membro do Conselho Municipal de Direitos Humanos em Governador Valadares e professor no CEFS (Curso Especial de Formação de Sargentos) da Polícia Militar de Minas Gerais.

por Eduardo Lima eduardolima.drd@gmail.com

Legenda: Vinícius Sampaio da Costa chefiava o 15º Departamento de Polícia Civil, em Teófilo Otoni/MG.Foto: Eduardo Lima