Cursos semipresenciais conquistam espaço no mercado de trabalho

0
277
FOTO:Divulgação

Indicados para quem procura uma capacitação com horários mais flexíveis, os cursos semipresenciais têm conquistado seu espaço. E para quem procura uma formação e mais oportunidades, o Senai Governador Valadares está com matrículas abertas, até o dia 14 de abril, para o curso semipresencial de Técnico em Vestuário.

Os amantes da moda que querem entrar no segmento, ou quem já está no mercado e quer se aperfeiçoar e atuar de forma profissional, poderão se inscrever no curso. Além de conhecerem o processo produtivo e construtivo do setor, os alunos aprenderão a supervisionar todas as etapas da confecção de roupas e acessórios. Isso inclui planejamento, criação, escolha de matéria-prima, corte e costura, finalização e controle de qualidade. Também vai estudar o funcionamento de máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados na indústria de confecção.

Durante o curso será ensinada a técnica de modelar tecidos planos e elásticos e costurar em máquinas industriais. Também serão ensinados aos alunos noções de manutenção em máquina de costura industrial e coordenação de equipes de produção, bem como desenvolver projetos, criar fichas técnicas e planejar coleções.

“O objetivo principal do curso é ter profissionais mais preparados e qualificados para a indústria”, conta Jorge Peixoto, diretor do Senai Modatec, que promove o curso. As aulas presenciais acontecem em 12 cidades do estado, que são: Belo Horizonte, Cataguases, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, São João Nepomuceno, Uberaba e Uberlândia, o que aumenta a abrangência de atuação. “A oferta na modalidade EAD possibilita alcançar profissionais que residem em regiões que não possuem educação profissional nas áreas específicas e também aquelas pessoas que, por diversos motivos, não podem frequentar um curso distante de seu local de trabalho ou residência”, explica Peixoto.

A gerente do Sesi/Senai, Jacqueline Iamin Coelho, reforça que o curso é uma novidade, já que a maior parte das aulas será a distância (EAD), sendo 79% da carga horária total (952 horas) realizadas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e 21% da carga horária total (248 horas) presencialmente, no laboratório do Senai Governador Valadares. Ao fim da capacitação, o aluno recebe diploma reconhecido pelo MEC. O curso tem 1200 horas de duração e a previsão é de que a turma se inicie no dia 27 de abril.

Matrículas

Interessados em participar devem ter no mínimo 16 anos e o ensino médio em andamento ou concluído. As inscrições estarão abertas até o dia 14/04 e devem ser feitas no site www.senaimg.com.br/ead/. Em seguida, o candidato deve ir até a secretaria do Senai para realizar a matrícula, com os seguintes documentos: original e cópia do documento oficial de identificação com foto (Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ou Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação), original e cópia do CPF; original e cópia do histórico escolar do ensino médio ou declaração original que comprove a matrícula no ensino médio; 1 (uma) foto 3×4 recente. O Senai está localizado na rua Leda Maria Mota Godinho, 120, JK II. Para outras informações, entrar em contato pelo (33) 3272.4615.