Curso Técnico em Vestuário com aulas práticas na oficina de costura do Senai

FOTO:Divulgação

O Senai está com inscrições abertas para o Curso Técnico Semipresencial em Vestuário. A modalidade semipresencial atende às pessoas que desejam atuar ou se aperfeiçoar no segmento da moda sem ter que frequentar uma sala de aula todos os dias, podendo estudar em casa, em horários flexíveis. O diferencial é que as aulas práticas serão na oficina de costura do Senai.

Durante o curso, os alunos serão preparados para conhecer o processo produtivo e construtivo do setor, supervisionando todas as etapas da confecção de roupas e acessórios, desde o planejamento, criação, escolha de matéria-prima, corte e costura, finalização e controle de qualidade. Também vão estudar o funcionamento de máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados na indústria de confecção.

Os alunos também aprenderão a técnica de modelar tecidos planos e elásticos, além de costurá-los em máquinas industriais. Também fazem parte da grade do curso noções de manutenção em máquinas de costura industrial e coordenação de equipes de produção, bem como desenvolver projetos, criar fichas técnicas e planejar coleções.

Nesta edição, o curso será realizado de forma diferenciada, já que a maior parte das aulas serão à distância (EAD), sendo 79% da carga horária total (952 horas) realizada no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e 21% da carga horária total (248 horas) presencialmente, no laboratório do Senai Governador Valadares, aperfeiçoando a técnica. A oferta na modalidade EAD possibilita alcançar profissionais que residem em regiões que não possuem educação profissional nas áreas específicas e também aquelas pessoas que, por diversos motivos, não podem frequentar um curso distante de seu local de trabalho ou residência.

Ao terminar o curso, o aluno recebe o diploma reconhecido pelo MEC. O curso tem 1200 horas de duração e a previsão é que a aula inaugural da turma seja no dia 21 de setembro.

Matrícula

Interessados em participar devem ter no mínimo 16 anos e ter o ensino médio em andamento ou concluído. As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o dia 15 de setembro no site www.senaimg.com.br/ead/. Após esse procedimento, o candidato deve ir até a secretaria do Senai para realizar a matrícula, portando os seguintes documentos: original e cópia do documento oficial de identificação com foto (Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ou Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação), original e cópia do CPF; original e cópia do histórico escolar do ensino médio ou declaração original que comprove a matrícula no ensino médio; 1(uma) foto 3×4 recente. O Senai está localizado na rua Leda Maria Mota Godinho, 120, JK II. Para outras informações, entrar em contato pelo (33) 3272.4615.