Crenças Fortalecedoras

0
186
FOTO:Divulgação

As crenças fortalecedoras representam um conjunto de ideias positivas que nos empoderam, nos fazem pensar positivo e crer que, verdadeiramente, somos capazes de conquistas extraordinárias quando reconhecemos e colocamos em prática o nosso potencial.

Como tal, elas fortalecem a nossa autoestima e autoconfiança, nos motivam a agir na direção dos nossos sonhos e metas, nos encorajam a ser fortes e, especialmente, a superar e vencer nossas limitações e bloqueios. Isso é maravilhoso, pois, de modo geral, todos nós passamos por situações desafiadoras em nossa vida e precisamos ter uma base forte para nos manter.

Por isso, quando temos o suporte de crenças fortalecedoras, conseguimos ter mais resiliência para nos manter de pé diante das dificuldades e enfrentá-las de frente e, também, maior inteligência emocional e social para saber como agir em cada situação e não deixar que sentimentos nocivos nos sabotem.

Na prática, isso significa que a pessoa que tem uma mentalidade positiva e que acredita em si mesma, em suas capacidades, dons e talentos tem bem mais chances de ser bem-sucedida do que aquelas que não acreditam em si mesmas.

Como as crenças sabotadoras atuam?

As crenças sabotadoras minam a autoestima e a autoconfiança do indivíduo de tal modo que ele de sente fraco e incapaz de enfrentar, sozinho, suas dificuldades e desafios. Em decorrência disso, a pessoa acaba sempre precisando do apoio emocional de terceiros, e não em si mesma, para conseguir se motivar, agir e se manter otimista.

O papel das crenças fortalecedoras

Muitas pessoas alimentam crenças negativas, sem nem mesmo perceber, pois muitas delas foram introjetadas em sua mente ainda na infância, e estão tão presentes em sua forma de ser, pensar e agir, mas passam realmente despercebidas. Porém, nem tudo que lhe foi dito é verdade, ou seja, suas crenças limitantes podem ser modificadas e substituídas por crenças fortalecedoras e positivas.

Para que esta mudança realmente ocorra é preciso fazer uma autoavaliação e buscar entender quais são as origens de sua forma de pensar. Para isso, algumas reflexões são importantes. Responda sinceramente: As crenças que você alimenta são suas ou dos seus pais? Faz sentido para você mudar alguns pontos de sua mentalidade atual? Faz sentido incorporar crenças fortalecedoras e deixar para trás o que sabota você? Aliás, quais são as ideias e atitudes que mais minam os seus resultados pessoais e profissionais?

Todos estes questionamentos são essenciais para entender qual é o seu estado atual, para compreender o que é autossabotagem, ressignificar ideias limitadoras e para trazer para sua vida novos insights em relação às suas relações: sociais, interpessoais, afetivas, financeiras, familiares, profissionais e tudo mais que seja importante para você. Pense em tudo isso e busque reforçar suas crenças positivas.

Dicas para fortalecer suas crenças positivas:

  • Mantenha sempre o foco no positivo;
  • Desenvolva e semeie o amor próprio;
  • Acredite em si mesmo (talentos, competências, habilidades, potencial);
  • Reconheça seus bons resultados e aprenda com seus erros;
  • Acredite em seu merecimento e aprenda a receber;
  • Alimente pensamentos e sentimentos positivos;
  • Tenha sempre determinação;
  • Desenvolva sua inteligência emocional;
  • Aprenda a ressignificar e contar uma nova história da sua história;
  • Aprenda a perdoar outro e a ser perdoar e siga em frente.

Coloque suas crenças fortalecedoras num lugar de destaque no seu dia a dia, lutando e neutralizando as crenças limitantes.