Crediriodoce reúne colaboradores para Planejamento Estratégico 2020

Os colaboradores se dividiram por redes para juntos fazerem as análises das forças e ameaças referentes à Crediriodoce

Anualmente, o Sicoob Crediriodoce elabora o Planejamento Estratégico, que neste ano de 2019 conta com uma novidade: a participação de todos os colaboradores na construção da etapa de diagnóstico. E foram todos mesmo! Das agências/PAs e setores internos do Centro Administrativo (CAD).

Durante o mês de setembro, a diretoria e os colaboradores Hayson Renan e Suheila, do setor de planejamento estratégico, percorreram as agências (divididas por redes) e também o CAD para apresentar os cenários e desafios para o próximo ano e também, através da Matriz Swot, induzir os colaboradores a refletirem sobre os fatores internos e externos da Cooperativa. Desse modo, a Crediriodoce está construindo um planejamento 100% participativo.

E, para falar de Planejamento Estratégico, não podemos deixar de pensar na famosa Matriz Swot, ou ‘FOFA”, como é conhecida. A FOFA analisa as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, divididas por internas e externas. “O planejamento é o conjunto de mecanismos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, definir metas e ações. Com o envolvimento de todos fica até mais fácil traçar os caminhos que devem ser seguidos”, explicou o colaborador de planejamento e produtos estratégicos, Hayson Renan.

Os colaboradores se dividiram por redes para juntos fazerem as análises das forças e ameaças referentes à Crediriodoce. “Nós nos dividimos para que todos os três diretores pudessem acompanhar os encontros de planejamento. Foram quatro encontros: um aqui em Valadares, outro em Marilac, Mantena e Santa Efigênia. Além de se reunir com colaboradores internos e separar por setores. Dessa forma, todos deram suas contribuições”, destacou a diretora de riscos, Kelen Mendes Vória.

Entenda a matriz

A matriz é um instrumento de análise de negócio simples e valioso. Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências. “Realizar esse tipo de análise leva a empresa a pensar nos aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio e do mercado”, finalizou Hayson.

Saber onde estamos e aonde queremos chegar é o ponto de partida para alcançar qualquer objetivo. Conhecer nossos limites e trabalhar para superá-los é a base para o sucesso.

Quem conhece melhor a nossa cooperativa do que nossos colaboradores? Por isso a Crediriodoce inova ao envolver cada vez mais seus colaboradores nos processos de planejamento e gestão. Porque é construindo juntos que conseguiremos, juntos, ir mais longe.