Copa AXF de Xadrez é realizada em Valadares

A Copa da AXF de Xadrez começou no último sábado (26) em Valadares.Fotos: Divulgação AXF/ salvo como xadrez

Começou no último sábado (24) a Copa da AXF de Xadrez em Governador Valadares. O torneio é disputado em formato de Copa do Mundo, com duas fases para serem disputadas: fase de grupos, onde é possível perder um match e continuar na disputa, e a fase de mata-mata, em que o jogador, se perder o match, estará eliminado da disputa, que vale premiação. Ao todo, são 32 competidores na briga pelo título. As primeiras partidas foram realizadas no Instituto Nosso Lar, no bairro Turmalina.

De acordo com o organizador da Copa e fundador da Academia de Xadrez Falcão (AXF), William Santos, as partidas de sábado fazem parte da fase de grupos (C, E e H). Os enxadristas classificados passam para as oitavas de final, que começa no dia 14 de setembro, no Saae, em Valadares. A final será no dia 21 de setembro. “Foi como planejado, um modelo de disputa mais dinâmico e divertido. Os jogadores gostaram bastante. Alguns já estão ansiosos para a próxima fase, e agora ficam acompanhando a tabela da copa no quadro. Os novatos, mesmo que não tenham se classificado, adoraram jogar com jogadores profissionais”, avaliou William, que também é juiz e professor de xadrez.

Dessa etapa disputada no sábado, classificaram-se seis jogadores para as oitavas de final. Mas ainda não é possível saber quem enfrenta quem. Isso deve acontecer depois das disputas dos grupos A e B, que acontecem hoje e amanhã, a partir das 16 horas, no Instituto Nosso Lar. Os jogos dos grupos D, F e G acontecem no sábado, dia 31.

Classificação

  • Grupo C: 1º lugar – Willy Ney – 3 pontos; 2º lugar – Pedro Egs – 2 pontos.
  • Grupo E: 1º lugar – Bruno Jiinger – 3 pontos; 2º lugar – Dimas Gomes – 2 pontos.
  • Grupo H: 1º lugar – Fabrício Sousa – 3 pontos; 2º lugar – Rodrigo Ramos – 2 pontos.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br