Coopermig é criada em Valadares com a participação de 31 associados

Ao final da solenidade, os cooperados posaram para uma foto histórica desse momento de surgimento da Coopermig.Foto: Divulgação

A manhã de ontem, dia 19, foi histórica para Governador Valadares. Após articulação da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares, foi fundada a Cooperativa de Energia Renovável de Minas Gerais (Coopermig). O trabalho para a implantação da organização que irá colocar em prática a alternativa de abastecimento energético fotovoltaico na cidade se iniciou em 2017, em parceria com a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Sicoob AC Credi, Sicoob Crediriodoce, Unicred e União Ruralista Rio Doce (URRD).

A Coopermig nasceu com 31 associados, entre empresários e entidades de classe, como a ACEGV, a URRD e a Cooperativa Agropecuária. No ato de fundação foi aprovado o regimento interno e eleito o Conselho de Administração, composto por: Jackson de Sousa Lemos, José Elias Neto, Gilmar de Oliveira, Ivo de Tassis Filho, Denis Ribeiro, Antônio José Matias de Souza, Diogo Silva Martins, Guilherme Olinto Abreu Lima Resende e Geraldo Byrro. O Conselho Fiscal foi formado por: Vinícius da Silveira Bossi, Fernando Pardine, Fernando Antônio Ferreira, Elcio de Souza Rabelo Júnior, José Miguel Merlo e Nilton Bento Vieira.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Jackson Lemos, “é um orgulho para a ACEGV marcar mais uma vez a história valadarense. Durante os 80 anos da nossa entidade, fomentamos discussões importantes e criamos soluções sustentáveis. Prova disso, na atualidade, é a Coopermig, que acaba de nascer. Em 2017 começamos a conversar sobre a necessidade de uma fonte de abastecimento energético de baixo custo e impacto ambiental, que colocasse a nossa cidade nos rumos do desenvolvimento socioambiental, grande tendência do mercado”.

O associado José Miguel Merlo, membro do Conselho Fiscal e presidente da URRD, destacou que “a fundação de mais uma cooperativa tem alta relevância, principalmente para os empresários. Hoje as empresas têm altos custos operacionais, principalmente com energia elétrica, por isso a Coopermig será um potencial extraordinário de desenvolvimento da nossa cidade. No futuro as empresas passarão a procurar mais a nossa cidade para executar seus negócios aqui”.

Para o associado Gilmar Oliveira, integrante do Conselho de Administração, “a Coopermig realiza um sonho de usuários e consumidores de energia elétrica e demandantes de infraestrutura como um todo. Ela irá levar um produto, que é a energia, de forma diferenciada, com baixo custo e dando oportunidade ao cliente de participar desse processo”. Ele ainda destacou a participação de outras organizações na nova cooperativa: “instituições fortes, que têm criado todo desenvolvimento da nossa cidade, estão fazendo parte deste projeto. Já nascemos com essa força e credencial. Um momento único para Governador Valadares”.

“Eu vejo o dia de hoje como um marco na história do desenvolvimento sustentável de Governador Valadares, porque a Coopermig vai mover a economia da cidade para outro rumo. Temos cooperativas que já deram certo, sustentando e participando dessa iniciativa da ACEGV, o que nos encaminha para um crescimento que é o mesmo das cidades mais desenvolvidas do mundo, um crescimento limpo”, disse a associada fundadora Valéria Alves.