COOPERATIVISMO FINANCEIRO: Economia divertida marca comemoração do Dia das Crianças

Mais de 40 crianças participaram de uma oficina de Educação Financeira na manhã de sábado, dia 12 de outubro. De forma lúdica, didática e interativa, elas aprenderam sobre a importância do dinheiro, como poupá-lo e a melhor forma de gastá-lo. A ação marcou as comemorações do Dia das Crianças, aplicando o conceito de cooperativismo financeiro na prática. Foi montado um minimercado para as crianças “irem às compras”. Trata-se de uma iniciativa dos voluntários do Sicoob AC Credi, com o apoio da rede de supermercados Big Mais, da paróquia Santana e da papelaria Grafitte.

“Elizia Damasceno, voluntária que coordena o projeto e colaboradora do Sicoob AC Credi, conta que foi uma experiência maravilhosa para todos os envolvidos. Eles puderam observar a inteligência e o interesse das crianças e, ainda, reforçar a ideia de que, juntos, podemos sempre fazer mais. A ação também envolveu o voluntariado de cooperados como a dona Ivete Tassis, que dividiu o encantamento com os presentes.

Na ocasião, o grupo infantil assistiu à peça de teatro que trata da relação da formiga e da cigarra com a economia. Sem falar que as crianças entraram em contato com uma obra de literatura infantil da coleção Financinhas. O título é “Caio achou uma moedinha”.

“A garotada começa a lidar com situações que envolvem finanças, como, por exemplo, valor dos sonhos, orçamento e planejamento financeiro”, conta o responsável pelo Quadro Social (OQS) do Sicoob AC Credi, Regilmar Aguilar. “Elas [as crianças] aprendem a fazer um orçamento e a fortalecer a autodisciplina. Isso leva às famílias os conceitos de uma relação saudável com o dinheiro e com o consumo”, completa.

É uma maneira de expandir os conceitos cooperativistas para o público infantil e formar adultos que tenham uma relação saudável com a economia. A iniciativa coloca em prática o quinto princípio do cooperativismo – “educação, formação e informação” – e o sétimo – o “interesse pela comunidade”.

Regilmar antecipa que o objetivo é expandir o projeto e envolver cada vez mais crianças, escolas e instituições. “É possível abordar as questões financeiras de um jeito acessível e interessante. Com o envolvimento de todos, podemos investir na orientação infantil, formar adultos conscientes e fortalecer a economia da região.”

Literatura financeira infantil

“Caio achou uma moedinha” é um livro de Educação Financeira Infantil desenvolvido pelo Instituto Sicoob. Ele faz parte da coleção Financinhas e tem o objetivo de incentivar crianças e jovens a conhecer o universo das finanças.

O Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável foi criado em 2004 com o objetivo de difundir a cultura cooperativista e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. As ações do Sicoob são reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, pois cooperativas de crédito são uma importante ferramenta para a implementação das políticas de educação financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM