Concurso de receitas destaca profissionais da cozinha das escolas municipais

Para o concurso, elas elaboraram receitas que não estão no cardápio e que, no olhar delas, os alunos devem gostar.Arquivo foto: Nutrição Univale

O laboratório do Curso de Nutrição da Univale foi envolvido com um cheirinho delicioso das receitas criadas pelas profissionais que exercem o preparo da alimentação das escolas municipais de Valadares. Tudo preparado com atenção e carinho para o 1º Concurso de Receitas Culinárias do Programa de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Nesta terça-feira (5), quatro participantes apresentaram suas receitas com ingredientes que pertencem à alimentação escolar. O concurso continua nesta quarta (6), com mais quatro concorrentes.

Cada uma teve 1h30min para preparar sua receita. Maria do Rozário Ferreira, da Escola Municipal Professora Valdete Nominato, teve incentivo das colegas para se inscrever. “É muito importante para mim. Estou adorando participar. Tive muitos incentivos, o que me fez sentir valorizada”. Ela ainda contou o segredo que utiliza em suas receitas. “O diferencial da minha receita é o amor, tudo que a gente for fazer, tem que colocar amor”, completou.

Já Daniela Rodrigues, do CMEI Augusto Soares da Cunha, caprichou na receita e está na expectativa de ganhar o prêmio do curso de gastronomia. “É meu primeiro ano na escola e para mim é tudo novidade. Estou amando participar e pedindo a Deus para que eu possa ganhar a bolsa para estudar”, disse.

A nutricionista-responsável da SMED, Enara Cristina Silva, explica que o objetivo do concurso é reverenciar os profissionais da cozinha. “A ideia do concurso é valorizar este funcionário e o trabalho desenvolvido nas escolas. A SMED prepara todo o cardápio escolar, mas no dia a dia quem acompanha a aceitabilidade do aluno são as funcionárias que cuidam da alimentação. São elas que passam o feedback. Para o concurso, elas elaboraram receitas que não estão no cardápio e que, no olhar delas, os alunos devem gostar”, comentou.

Alessandra Venturelli, gerente do Programa de Alimentação Escolar, recebeu muitas declarações positivas das participantes. “O concurso mexeu com a autoestima das servidoras. Elas querem voltar a estudar, a se profissionalizar e já querem desenvolver receitas para o próximo concurso. Estamos conseguindo provar que uma cozinha saudável também é saborosa”, disse a gerente.

Com as receitas prontas, a banca de jurados com profissionais da Secretaria e do Curso de Nutrição degustaram os pratos para avaliação. A banca vai utilizar, entre os critérios de pontuação a apresentação, a diversificação dos ingredientes, a criatividade e a originalidade das receitas.

O concurso continua amanhã (6), às 8h30, no Laboratório de Técnica Dietética, bloco G-05, na Univale. O resultado acontece na próxima terça-feira (12), em uma cerimônia de entrega de premiação ao meio-dia no auditório da prefeitura.

A Premiação

O primeiro lugar vai ganhar uma bolsa integral para o curso a distância de tecnólogo em Gastronomia da Unicesumar. Ainda o primeiro lugar terá um dia de recreação com a família no Minas Clube e a receita vencedora será inserida no cardápio escolar de 2020 da rede Municipal de Educação. Serão distribuídas medalhas aos três primeiros lugares e certificados a todos dos participantes.