Comunidades quilombolas e indígenas recebem Programa de Eficiência Energética da Cemig

A orientação será realizada pela equipe do Caminhão da Energia, uma unidade móvel com ambiente adaptado e equipado para ser uma sala de aula

O Programa de Eficiência Energética da Cemig deu início a mais uma importante ação: levar orientações sobre o uso correto e sustentável da energia elétrica às comunidades quilombolas e aldeias indígenas do estado. No Vale do Rio Doce, a comunidade de Águas Claras, em Virgolândia, reconhecida como remanescente de quilombo, receberá o projeto da Cemig na próxima semana. Ao todo, o projeto intitulado “Cemig no Campo” vai  promover a modernização de equipamentos como lâmpadas, chuveiros e geladeiras em 200 comunidades do estado, beneficiando diretamente 17 mil famílias.

A orientação será realizada pela equipe do Caminhão da Energia, uma unidade móvel com ambiente adaptado e equipado para ser uma sala de aula. Para a execução do projeto e atendimento às comunidades, a Cemig prevê investimento superior a R$ 5 milhões.

Ao longo do projeto, serão substituídas lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED e instalados novos chuveiros e geladeiras. Além disso, haverá palestras que abordam as temáticas de eficiência energética, produção e agricultura familiar e saneamento no ambiente rural. A ação terá ainda a exibição de maquetes que retratam o consumo de energia em uma residência.

Segundo o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, a iniciativa chega com o propósito de expandir as ações já realizadas pela companhia, proporcionando sustentabilidade também a grupos sociais que atuam na preservação da nossa riqueza cultural histórica. “Levar eficiência energética a comunidades que têm uma ligação forte com o meio ambiente é um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de transmitir tecnologias que contribuem para a qualidade de vida dessas pessoas”, afirma Queiroz.

Programa de Eficiência Energética

A Cemig, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel,  investe em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade. Desde o início do Programa pela Cemig, em 1998, foram investidos mais de R$ 600 milhões em iniciativas que beneficiaram 682 municípios mineiros, localizados na área de concessão da empresa. As iniciativas contemplam, principalmente, clientes de baixa renda, entidades sem fins lucrativos, órgãos públicos, hospitais e instituições de ensino.