Comando Operacional de Bombeiros em Valadares tem novo comandante

Momento em que o coronel Alexandre Casarim assume o 5º Comando Operacional de Bombeiros, no lugar do coronel Silvane Givisiez

Foi formalizada na manhã de ontem (11), em ato solene, a passagem de comando operacional do Corpo de Bombeiros Militar, em Governador Valadares. O coronel Alexandre Casarim é o novo comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros Militar, assumindo o posto antes ocupado pelo coronel Silvane Givisiez, que entra para o quadro de militares da reserva. A solenidade aconteceu no auditório da 8ª Região Integrada da Polícia Militar (RISP) e contou com a presença de autoridades políticas e militares. Destaque para comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), coronel Edgard Estevo da Silva. Em seu discurso de posse, Casarim enfatizou as propostas de trabalho no atendimento da corporação, que abrange 204 municípios.

O novo comandante pontuou os principais desafios à frente do 5º COB. “O 5º Comando Operacional de Bombeiros abrange 204 cidades, e nós estamos apenas em oito cidades. Nosso principal desafio será buscar apoio das lideranças políticas e empresariais da nossa região para levar nossa proposta ao Governo do Estado, de realização de um novo concurso público, além de um plano de comando, para que a gente amplie para mais cinco cidades na região. Quando cheguei, estive conversando com oficiais da região, no aspecto de estarmos propondo um pelotão especial de missões ambientais. Iremos também focar na situação do canil em Valadares. Outra demanda é dar um apoio maior às defesas civis municipais e uma junção com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Por fim, a gente chega para somar forças e dar continuidade ao excelente trabalho deixado pelo coronel Silvane Givisiez na região”, disse.

Sobre o trabalho integrado com o SAMU nos atendimentos de urgência e emergência, Alexandre disse que trará melhorias no atendimento às vítimas e mais agilidade nas ações. “Já funciona há pouco tempo de forma integrada na cidade. O que será feito agora é a integração do espaço físico. Os telefones 193 e 192 vão estar disponíveis no mesmo espaço no 6º Batalhão. A Prefeitura Municipal está nos apoiando na questão de fazer uma reforma no Batalhão para adequar as condições do local. A gente chama isso de gestão em rede; cada órgão mantém a independência de um do outro no sentido de autonomia, mas se integra na questão de treinamentos, planejamentos e respostas a acidentes e desastres”, disse.

O 5º Comando Operacional de Bombeiros é uma unidade de direção intermediária responsável pelo planejamento e execução das ações e operações de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento, socorrimento e defesa civil, dentro da região sob sua responsabilidade. Responsável por uma das áreas mais extensas do CBMMG, o 5º COB engloba uma área de 110 mil quilômetros quadrados, atingindo 204 cidades dos territórios no médio e baixo Jequitinhonha, vales do Mucuri, Rio Doce, Aço e parte dos territórios do Caparaó e do Alto Jequitinhonha. Atualmente, o 5º COB é responsável por dois batalhões do Corpo de Bombeiros: o 6° BBM em Governador Valadares, com frações destacadas em Teófilo Otoni, São João Evangelista, Resplendor e Almenara, e o 11° BBM, em Ipatinga, com frações destacadas em Manhuaçu, Coronel Fabriciano, Itabira, Timóteo e Caratinga.

Deixando o posto de comandante após três anos no 5º COB, Silvane Givisiez citou as principais conquistas desde que assumiu a corporação. “É uma sensação de dever cumprido para mim. Destaco aqui o nosso empenho quando assumimos o 5º COB, capitalização do Corpo de Bombeiros nessa região. Abrimos diversas unidades, onde o atendimento era muito precário, e realizamos diversas operações. Estou sendo substituído por outro coronel bastante competente, que garanto que irá comandar o 5º COB com muita responsabilidade”, afirmou Givisiez.

Perfil do novo comandante

Alexandre Humia Casarim é do Rio de Janeiro. Nasceu em 6 de maio de 1975. Ingressou na carreira militar em 1994, no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, sendo declarado aspirante a oficial em 1997. Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Escola Superior de Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro em 2007.

Em sua jornada na carreira militar, serviu nas seguintes unidades: 17º Batalhão de Polícia Militar e 5º Batalhão de Bombeiros, em Uberlândia. Foi transferido para Belo Horizonte, onde trabalhou no 1º Batalhão de Bombeiros, na Academia de Bombeiros Militar, na Diretoria de Ensino, na Diretoria de Apoio Logístico e na Quarta Seção do Estado Maior do CBMMG. Posteriormente, em Juiz de Fora, foi comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar e serviu no 3º Comando Operacional de Bombeiros Militar. O último trabalho foi no comando do 9º Batalhão de Bombeiros, em Varginha.

por Eduardo Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM