Colégios Sesi e Imaculada Conceição ganham ouro na Mostra Brasileira de Foguetes

O alunos do Imaculada, Yago, Daniel e Raul, também foram ouro na Mostra, em Barra do Piraí/RJ.Foto: Divulgação

Anualmente, a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) promove a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), uma olimpíada inteiramente experimental que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Os alunos da Escola Sesi que receberam, na manhã de ontem (01/11), o troféu de ouro são Guilherme Vendramine e Gabriel Sousa, do Ensino Médio. Eles disputaram a fase final da MOBFOG com foguete construído com garrafa pet, que, preso a uma base de lançamento, tem como combustível somente a mistura de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó). A reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio ocorre dentro do foguete e vence a competição o foguete que voar a maior distância.

Os alunos Guilherme Vendramine e Gabriel Sousa receberam troféu de ouro na Mostra Brasileira de Foguetes, em solenidade realizada na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.Foto: Divulgação

A professora da Escola Sesi e autora do projeto na cidade, Carolina Lelis, e a gerente do Sesi/Senai, Jacqueline Iamin Coelho, estão com os alunos em Barra do Piraí/Rio de Janeiro, onde acabaram de receber a premiação. Eles retornariam à tarde a Valadares.
Lelis está muito satisfeita com o resultado. “Estou muito feliz com a premiação, o que reforça nosso compromisso com o ensino. Os alunos receberam orientações quanto ao funcionamento e montagem dos foguetes durante as aulas e no laboratório físico-químico, além da interdisciplinaridade com matemática, tornando o ensino ainda mais eficiente e aplicando os conceitos teóricos na prática”, disse.

A gerente do Sesi/Senai também está comemorando o resultado. “Desde que assumimos a gestão da Escola Sesi, nosso objetivo era transformar o espaço educacional, promovendo atividades extramuros que levassem a escola a ser conhecida pela qualidade, pelos resultados e pelos projetos diferenciados, promovendo o ensino e a aprendizagem de forma diferenciada. Agradeço às famílias que confiam em nosso trabalho, e é por isso que fizemos questão de estar aqui, acompanhando de perto a trajetória desses alunos. Parabéns aos alunos, aos pais, professores e à equipe pelos resultados”, concluiu.

MOBFOG

A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Estudantes do Imaculada também são ouro

Os jovens Yago, Daniel e Raul receberam hoje, em Barra do Piraí/RJ, o troféu de ouro na competição nacional de foguetes. A MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) é promovida anualmente, paralelamente à Olimpíada de Astronomia (OBA). A proposta é que os alunos construam e lancem foguetes a partir de uma base. Todos os anos a professora Carolina Lelis incentiva e auxilia a participação dos alunos na competição. Ela realiza, juntamente com o colégio, evento de lançamento teste (na quadra do colégio) para fazer uma seleção. Com isso, as equipes com melhor desempenho participam de uma etapa oficial, realizada no CEU da Univale, de onde os resultados são enviados para a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), que promove o evento. Os melhores resultados do país são selecionados para participar da Jornada Brasileira de Foguetes, que neste ano aconteceu na última semana de outubro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

A pontuação da jornada de foguetes: teve uma faixa de premiação, onde houve medalha/troféu de menção honrosa (menos de 100 metros), medalha/troféu prata (entre 100 metros e 170 metros) e medalha/troféu ouro (entre 170 metros a 265 metros). Imaculada alcançou 185 metros, conseguindo ouro e ficando em 11 lugar geral. Eram 48 equipes.