Colégio faz programação especial na semana que antecede o Enem

Virar a noite em longos períodos exaustivos pode, ao invés de trazer qualidade de conhecimento, simplesmente ampliar a ansiedade e, consequentemente, o nervosismo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está se aproximando. Durante o ano de 2019 os professores, juntamente com a coordenação do Ensino Médio, dedicaram-se a ensinar e proporcionar uma aprendizagem eficiente e de qualidade para os estudantes. Na reta final para o Enem, um colégio de Valadares preparou um momento de estudos, com as disciplinas pontuais do exame. A ideia foi deixar a ansiedade de lado para proporcionar momentos de descontração, com piquenique, meditação, jogos, dança e filmes.

O Sistema de Ensino Poliedro garantiu aos estudantes a revisão de todos os conteúdos aprendidos durante os dois últimos anos do ensino médio. Ao longo de 2019, participaram de 10 redações, aperfeiçoando as técnicas aprendidas em aula e analisando temas diversos e pertinentes ao exame. Foram três simulados Evolucional, plataforma que permite que os alunos vivenciem fielmente uma experiência de prova como o Enem, com a devolução dos resultados, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e manutenção da régua utilizada no exame. Ao realizar simulados no modelo Enem, o estudante se familiariza com os fatores orgânicos e psicológicos que podem influenciar seu desempenho, como tempo de prova, nervosismo, temas etc.

Qualidade no ensino aliado ao bem-estar dos alunos

A coordenadora do ensino médio, Gláucia Gaiotti, explicou que, para garantir a qualidade do aprendizado e o bem-estar dos alunos, foram traçadas algumas estratégias, sendo uma delas a Semana Pré-Enem. “Nas duas semanas que precedem o Exame – 3 e 10 de novembro – os horários foram modificados e adaptados. Foram preparados momentos de estudos, com as disciplinas pontuais do Enem. Sem deixar a ansiedade reinar, foram realizados momentos de descontração, com piquenique, meditação, jogos, dança e filmes para o terceirão.”

O professor de física Eudes Pablo explica que essa é a fase em que o aluno deve reduzir o ritmo pesado, sem perder o foco. “Virar noite em longos períodos exaustivos pode, ao invés de trazer qualidade de conhecimento, simplesmente ampliar a ansiedade e, consequentemente, o nervosismo. Além, é claro, de aumentar o cansaço. Essa deve ser a época de recuperar aquele fôlego que muitas vezes se perdeu em função da renúncia durante o ano. Momento de fazer revisões em períodos menores de estudo, de seguir uma alimentação leve e saudável, de favorecer a higiene mental com um livro, assistir a uma série, ou fazer uma caminhada, ou, até mesmo, ouvir uma boa música. Enfim, tudo para não sobrecarregar a mente e o corpo de alta tensão.”

Já o professor de literatura Maycon Dutra recomenda que os alunos se familiarizem com a prova dos anos anteriores para eles se acostumarem com a apresentação das questões. “O aluno que já está estudando deve manter seu ritmo, porque intensificar agora não vai significar um acréscimo. Não é hora de virar a noite estudando, tem que dar uma freada. Senão, aumenta muito a carga de estresse. No dia anterior à prova, o ideal é ter pensamentos positivos e curtir atividades prazerosas. Confiar em você, no seu potencial e esforço, é o primeiro passo para conquistar o que almeja com a boa colocação no Enem”.

Confiança com menos ansiedade

A aluna Emanuelly Leite gostou da semana especial planejada pela coordenadora do ensino médio Gláucia Gaiotti. Foi tudo bem planejado, com horários especiais, para uma melhor preparação, juntando o cuidado não só dos estudos, mas também do corpo e da mente, a exemplo dos aulões superdinâmicos e da meditação. Penso que a preparação do Enem está sendo vivenciada desde o primeiro ano do ensino médio com o material Poliedro e professores superqualificados. É claro que esse ano tivemos um foco maior, sendo trabalhadas em sala questões do Enem e habilidades necessárias para a realização da prova. A ansiedade é grande e estou com ótimas expectativas. Estou fazendo de tudo para manter a calma, até porque aprendemos que o Enem não é só conteudista, como também uma avaliação de resistência e segurança emocional.”

Nayla Lopes Coelho Rocha ressalta que o Pré-Enem que a escola está proporcionando é incrível. “O cronograma é ótimo e não estamos focando só em revisar a matéria, mas também relaxar e aproveitar esses últimos dias. É muito importante não forçar agora; já estudamos o ano todo para isso. Estou bem ansiosa pelo Enem, porém, me sinto mais preparada depois de todo o ano de aprendizado. A escola proporcionou muitos simulados no estilo Enem, que é uma técnica para acostumar. Com meus estudos tento variar entre estudar mais focada nas provas e no Enem, porque, querendo ou não, estudar para as provas já é um revisional pro Enem. Eu tento estudar sempre que estou livre em casa, mas variando com descanso.”

 por Angélica Lauriano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM