Campeonato Amador em Valadares contará com mais categorias em 2020

Jogos do Amador e do Distrital deste ano foram realizados no campo do Democrata, o Mamudão

Dirigentes de clubes e atletas de Valadares e distritos da cidade se reuniram com o prefeito André Merlo na noite de segunda-feira (14). O encontro, realizado no auditório da Prefeitura, teve o objetivo de apresentar as novidades do Super Campeonato Amador de 2020 e destacar a importância de os clubes estarem em dia com a Liga de Futebol Amador. Na ocasião, os representantes também fizeram a inscrição de suas equipes e deram sugestões para a organização da competição.

O Campeonato Amador no ano que vem reunirá a primeira, a segunda e a terceira divisões da categoria adulta. Além disso, haverá disputa também do sub-20, feminino e master. A Copa Dente de Leite ganhará a categoria sub-9. Já o Distrital será dividido em duas categorias: aspirante e titular. As competições são uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL) e tem o apoio da Liga de Futebol Amador e a chancela da Federação Mineira de Futebol (FMF).

O prefeito aproveitou para falar sobre a negociação da aquisição do campo do Cruzeiro para a realização de competições. “O terreno onde fica o campo do Cruzeiro, colado ao Saae, é o único viável para fazermos a ampliação da Estação de Tratamento de Água, uma obra de vital importância para nossa cidade. Nosso objetivo é não ter que partir para a desapropriação simplesmente. Temos exemplos de ações desse tipo que não foram vantajosas para os próprios clubes. Então, estamos em conversas com a diretoria do Cruzeiro para trocar, dentro da legalidade e com toda transparência, esse terreno contíguo ao Saae por outro bem maior, no bairro Santos Dumont, já com campo, quadra, vestiários, sede administrativa, arquibancadas, estacionamento, iluminação, tudo construído e instalado para o Clube”, disse.