Campanha de Vacinação contra Sarampo será em duas etapas

773
FOTO: Divulgação

Por determinação do Ministério da Saúde e diante do aumento nos casos de sarampo registrados em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo vai acontecer em Valadares em duas etapas. A primeira será no mês de outubro, entre os dias 7 e 25, com dia “D” programado para o dia 19. Terá como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A segunda etapa será em novembro, entre os dias 18 e 30, voltada para a imunização de jovens e adultos, de 20 a 29 anos.

Até momento não há casos confirmados na cidade. Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se mantém atenta. Por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), vacinou os profissionais da rede assistencial pública e privada, está realizando reuniões para alinhamento de ações e confecção de um fluxo de atendimento para eventual surgimento de casos suspeitos. O objetivo é ter profissionais capacitados para identificar e agir de forma rápida e eficaz, evitando o contágio.

Além disso, está orientando toda a população a procurar uma unidade de saúde para se vacinar e manter o cartão de vacina atualizado. Conforme orientação do Ministério da Saúde, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas.