Caminhada desperta a comunidade da região do Fraternidade sobre a prevenção ao suicídio em Valadares

FOTO: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (19), servidores da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Fraternidade, estagiários do curso de Enfermagem da Unipac e alunos da Escola Estadual Sagrada Família fizeram uma caminhada para conscientizar a comunidade sobre o “Setembro Amarelo”, mês escolhido para ações de prevenção ao suicídio, valorização da pessoa e da vida. Com faixas, balões, cartazes e plaquinhas, os alunos percorreram algumas ruas abordando moradores e ressaltando atitudes de gentileza e sobre a importância da vida.

“Acho bom a gente poder levar informação para as pessoas”, disse Nikole Cristina, que está no 7° ano e participa da ação pela segunda vez. E pelas ruas os moradores olhavam atentos a movimentação. “A vida é muito importante e acho muito válida essa ação”, afirmou o aposentado Antônio Geraldo de Souza. Já Alex Meireles da Silva, aluno do 8° ano, revelou que participa para ajudar o próximo. “Moro no bairro Bela Vista e acho que com essa ação me sinto útil, posso ajudar as pessoas, dizer que elas não estão sozinhas”.

O pedreiro Cassiano Marques foi surpreendido com um gesto de carinho de um aluno. “Recebi essa plaquinha com uma frase bonita que, com certeza, vai fazer meu dia melhor. É muito bom falar sobre o assunto, sobre a vida”, pontuou.

De acordo com a psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) 10, Eunice Sabino, a ação é mais uma forma de divulgar o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na unidade e na rede. “A depressão e alguns fatores do cotidiano têm levado jovens e adultos a adotarem atitudes extremas, por isso precisamos nos unir. Em alguns momentos as pessoas não sabem onde procurar ajuda e encontrar atendimento. Sabemos que depressão é um problema de saúde e precisa ser tratado como tal, com todo acompanhamento necessário para o paciente. Assim, juntando forças, família, profissionais da saúde, comunidade, poderemos mudar essa situação”, finalizou Eunice.