Câmara Municipal faz homenagem ao curso de Jornalismo da Univale

0
1257
O curso de jornalismo da Univale foi um marco na profissionalização da comunicação de Governador Valadares

A Câmara Municipal de Governador Valadares vai realizar sessão solene na próxima quinta-feira, às 19 horas, para prestar homenagem ao curso de Jornalismo da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), que há 18 anos formou sua primeira turma. A reunião especial que comemora a data é uma proposta do vereador e comunicador Júlio Avelar (PV).

Desde a criação, o curso de Jornalismo da Univale segue formando profissionais que são destaques nos meios e veículos de comunicação locais, regionais, nacionais e até mundiais. São comunicadores que ganharam o Brasil e o mundo, levando informação com credibilidade a todos os cidadãos.

O curso investiu em produtos e projetos que contribuem com a formação dos alunos da Univale e permitem o acesso à informação por parte da comunidade. Entre eles, o jornal Circulando, as revistas Girô e Inclusive, o site Univale News, a Univale TV, o Laboratório de Comunicação (LABCOM), grupo de estudos Territórios Midiáticos e a inserção de línguas estrangeiras na grade curricular.

Destaques

O jornal “Circulando” se tornou um dos mais antigos e consolidados produtos. Foi lançado em 1999, um ano após o início do curso. A revista temática “Girô”, bem como a “Inclusive”, voltada a discussões sobre inclusão social, complementam o pacote de produtos impressos do campo de estágio.

A adoção das línguas estrangeiras inglês e espanhol pelo curso é mais um diferencial que contribui para uma formação técnica de excelência, bem como a inserção da disciplina “Fonoaudiologia e voz profissional”. E na área da pesquisa, o curso de Jornalismo da Univale também é atuante, por meio do grupo de estudos Territórios Midiáticos.

Com a inclusão digital, a internet ampliou o acesso à informação. De olho nesse movimento, o curso de Jornalismo da Universidade Vale do Rio Doce lança o jornal Univale News, um portal de notícias com diversas editorias e atuação na região Leste de Minas Gerais.

Parte desse conteúdo é produzida em ambientes como o Laboratório de Comunicação (LABCOM). O local conta com uma estrutura moderna e tecnologia necessária para aulas práticas. Serve como espaço da Agência de Comunicação Integrada, que atende demandas da instituição, de empresas privadas e do terceiro setor.

Já a TV Univale, no ar desde 2003, tornou-se a janela da Universidade, um espaço midiático para debate comunitário no ensino, pesquisa e extensão, e veículo para a produção acadêmica a serviço do desenvolvimento regional. Na Univale TV, os fatos são contextualizados com a ajuda de professores especialistas, mestres e doutores dos mais de 20 cursos ofertados pela instituição.