Blocos independentes garantem o carnaval em Valadares

Carnaval do bairro Lagoa Santa é festejado por foliões de todas as idades. FOTO: Divulgação

Os valadarenses que não viajaram aproveitaram os blocos de rua para não passar o feriadão de carnaval dentro de casa. Como no ano passado, blocos independentes têm se organizado nos bairros, com o apoio da comunidade. Os blocos do Sapo, da Espuma e Carnatrevo foram as principais atrações no município.

A maior festa ficou por conta do Bloco do Sapo, no bairro Lagoa Santa, que foi surpresa no carnaval do ano passado e voltou com pique ainda maior neste ano. Segundo os organizadores do evento, cerca de 25 mil foliões passaram pelo bloco durante os quatro dias de festa, que se encerrou na terça-feira.

“Foi espetacular. Foram seis mil pessoas por dia que passaram por aqui. O melhor de tudo é que nenhum incidente grave aconteceu no bairro. Quem veio ao Bloco do Sapo aproveitou o clima e a festa”, contou um dos organizadores do bloco, Joaquim Oliveira Júnior. A festa contou com samba, marchinhas, frevo e apresentação de Dilsinho e Banda, João Bocão e da banda Carisma, ao som da Vovozinha do Asfalto.

Em sua segunda edição no bairro Lagoa Santa, Júnior destacou a aceitação da população, que aos poucos vai valorizando o Bloco do Sapo e contribui para sua permanência no calendário carnavalesco em Valadares. “A população acolheu mesmo o evento. Você vê muitas crianças, muita gente curtindo ao som das marchinhas de carnaval. As pessoas têm nos elogiado por resgatar o carnaval na cidade, principalmente por ser um ambiente familiar e seguro”, disse.

O Bloco do Sapo atraiu pessoas de todas as idades. No local foi montado um playground exclusivo para as crianças e fantasias foram distribuídas a todos os foliões.

Outro evento que agitou o final de semana em Valadares foi o Carnatrevo, promovido no sábado, dia 2, no bairro Jardim do Trevo. A comissão organizadora, formada por Luiz Assunção, Washington Alessandro Bujão, Luciano Freitas e Welington Freitas, destacou o apoio dado pelos moradores do bairro. “Gostaríamos de agradecer a todos os que compareceram ao Carnatrevo. Graças a Deus o evento foi um sucesso. Sem confusão, sem briga. Queremos agradecer também aos nossos patrocinadores, apoiadores e também ao pessoal das barraquinhas, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Quero deixar registrado que em 2020 nosso Carnatrevo será dia 8 de fevereiro”, disse Alessandro Bujão.

Carnaval no Turmalina termina em confusão

O Bloco da Espuma, realizado nos dias 3 e 4 , ficou marcado pela desordem. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de mulheres brigando durante a festa, que terminou em confusão. Não foi divulgado o motivo do incidente.

Os blocos de rua em Governador Valadares vão continuar depois do carnaval, com festas já marcadas para acontecer nos próximos finais de semana, nos bairros Santa Efigênia e Vila Isa.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br