Autoridades discutem estratégias para Semana Nacional do Trânsito

Várias ações foram discutidas durante a reunião realizada na sede do 6º Batalhão da PM

Na tarde desta terça-feira (10), diversos parceiros se reuniram no 6° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para articular as ações da “Semana Nacional do Trânsito”, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “No trânsito o sentido é a vida” e o foco está nos motociclistas e ciclistas, personagens do trânsito com mais registros de acidentes nesse primeiro semestre. O tema nos leva a uma reflexão sobre a responsabilidade e o papel de cada um no trânsito. Seja de caminhão, carro, moto, bicicleta ou como pedestre, todos precisam adotar comportamentos em favor da vida.

Na Semana Nacional do Trânsito são realizadas blitz educativas em pontos estratégicos e nas entradas da cidade, panfletagem, simulação, intervenções em escolas e empresas com palestras, uso da “transitolândia móvel”, entrevistas educativas em diversos veículos de comunicação, entre outras ações.

Na reunião foram apresentadas as atividades realizadas no ano passado. Houve ainda um momento aberto para sugestões de ações deste ano. Dentre os apontamentos estão: confecção de um colete para ser usado por entregadores de empresas da cidade que fazem o uso de motocicleta, com o tema “Eu participo de um trânsito melhor”, ação educativa durante o Motofest, travessia segura, teatro, dar detalhes dos benefícios do Plano de Mobilidade Urbana que está sendo implantado na cidade, entre outros. Foi agendado ainda um novo encontro, para a definição de um cronograma das atividades.

Nesta ação, a Prefeitura conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do Departamento de Trânsito, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Tiro de Guerra, Samu, DER, Corpo de Bombeiros, Sest/Senat, Secretaria Estadual de Saúde, profissionais da saúde, Secretaria Regional de Ensino, Fiemg, Fadivale, alunos do Núcleo de Traumatologia da UFJF, voluntários da Igreja Presbiteriana, Casa do Servidor, ABC Artefatos de Borracha, Protransitar e autoescolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM