Aumenta número de médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade em Valadares

FOTO: Divulgação

O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade tem como foco a atenção individual e familiar. Em Governador Valadares, a Prefeitura tem se empenhado em melhorar cada vez mais a assistência aos usuários dentro da atenção básica. Desde a implantação do programa no município, há nove anos, aumentou de 2 para 12 o número de vagas disponíveis para essa especialização.

Durante dois anos os residentes vão poder fazer das instalações de saúde do Município um espaço de conhecimento e prestação de serviços à comunidade. Assim, vão conhecer a realidade local e dentro dela interagir com as pessoas para promover uma assistência em saúde de forma continuada, integral e abrangente.

Para a execução dessas atividades os residentes recebem uma bolsa, são orientados e acompanhados por médicos preceptores especializados empenhados em contribuir da melhor maneira para a capacitação desse profissional em formação. Dentro das atividades propostas aos residentes, eles também participam de capacitações e palestras para as equipes da atenção primária.

De acordo com a coordenadora médica da atenção primária, a médica Ana Paula Vilas Boas, esse contato mais próximo médico-paciente fomenta nos futuros profissionais uma assistência mais humanizada, em que os ganhos são para ambas as partes. “Com essa proximidade temos a oportunidade de trabalhar a medicina preventiva e promover mais qualidade de vida para nossos pacientes, bem como diminuir gastos na atenção secundária e terciária”, disse, ressaltando que nas unidades que contam com a presença dos residentes há grande aceitação pelos usuários. “As pessoas se sentem mais acolhidas, os conselhos locais elogiam o trabalho dos residentes, há uma sinergia e todos ficam mais satisfeitos”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM