Aulas de hidroginástica na praça movimentam grupos do NASF

0
196
As aulas de hidroginástica têm trazido diversas melhorias às condições físicas e psicológicas dos usuários.FOTO: Divulgação

Em Governador Valadares, as aulas de hidroginástica promovidas por alguns dos grupos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) continuam com força total. E, aliando os cuidados com a saúde, esporte e lazer, os usuários marcam presença nas atividades, que são bem lúdicas e divertidas. Afinal de contas, nada melhor do que estar na água quando as temperaturas da cidade quase sempre ultrapassam a marca de 30 graus. Um alívio para dias tão quentes, um bem para o corpo e para a alma.

Um dos locais onde acontecem as aulas é na Praça de Esportes, sempre às terças e quintas-feiras, às 13h. O espaço foi cedido pela Prefeitura e um total de 50 usuários, do NASF 1 (Carapina I e II, Santa Helena I e II e Santa Efigênia) e do NASF 10 (Jardim Pérola 1, 2, 3, 4 e Fraternidade), se esbaldam na piscina.

A dona de casa Arlete Gomes da Silva, 53 anos, mora no bairro Carapina e não perde uma aula. “Vale muito a pena participar! Eu já faço ginástica na unidade de saúde e, depois da hidro, melhorei mais ainda. Minha autoestima está nas alturas”, enfatizou. Situação que se repete com a dona de casa Jussara Rodrigues. “Faça chuva ou faça sol, eu estou aqui. Minha vida é outra depois que comecei a fazer atividade física”, assegura.

De acordo com a professora de educação física do NASF 1, Vera Pimenta, toda atividade é monitorada porque o público é variado. “Poder usar este espaço é um ganho muito grande; aqui direcionamos exercícios para diversos públicos: adolescentes, idosos e até gestantes. E tem dado muito certo”, relata.

Para a coordenadora no NASF, Daniela Geber, o uso desses espaços tem gerado resultados significativos para a qualidade de vida dos usuários. “Além de todo cuidado com as atividades desenvolvidas para melhorar o tratamento e acompanhamento dos nossos usuários, esses locais se tornam espaços de interação social, o que também traz benefícios para eles”, avalia.