Artistas prestigiam o lançamento da 2ª Bienal de Artes de Valadares

A solenidade de abertura da Segunda Bienal aconteceu ontem pela manhã na sede da Nossa Clínica

Ontem o Espaço Gourmet da Nossa Clínica se transformou num ponto de encontro de artistas. Ao som do cantor Marcos Aranha, acompanhado do percussionista Alberto Guimarães, eles participaram do lançamento da 2ª Bienal de Artes do Vale do Rio Doce. O concurso selecionará os melhores trabalhos de cada área. A iniciativa é da Nossa Clínica com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL), da Comunicação Visual Digital Sign e da Sociedade Recreativa Filadélfia.

A expectativa do proprietário da Nossa Clínica, Geraldo Vilar Guimarães, é que neste ano a Bienal seja ainda melhor. “Ano passado a Bienal foi um sucesso, com a participação de vários expositores. A expectativa é de termos a participação de um número maior de artistas neste ano e, com isso, acredito que o resultado artístico seja ainda mais expressivo que o do ano passado”.

Mentora da Bienal, a artista Clores Lage aproveitou a oportunidade para contar que, a pedido de Geraldo Vilar, está escrevendo um livro sobre o evento. “No livro ‘A história da Bienal das Artes no Vale do Rio Doce’ vou registrar todos que participaram, colocarei o que foi publicado sobre o evento. Só poderei publicar no final do ano que vem porque tenho que registrar todos os painéis da Segunda Bienal”, explicou.

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Teixeira, representou o prefeito André Merlo, que, em função de compromissos na agenda, não pôde estar presente. “A Prefeitura não dá conta de fazer tudo sozinha. Precisamos de parceiros como a Clores, que tem sempre ideias novas, e o Geraldo, para conseguir premiar os artistas e realizar os eventos. A Secretaria tem recebido muitas demandas culturais e esportivas e o prefeito André Merlo tem dado todo o apoio possível para atendermos todas essas atividades”, informou.

O jornalista Walter Andrade, que não pôde participar da Bienal do ano passado em função de, na época, estar envolvido com outro projeto, pretende participar em duas categorias (desenho e pintura). “Essa iniciativa é extraordinária, porque ajuda a reagrupar a classe, dá visibilidade para o trabalho, estimula e dá oportunidades para os artistas”, comentou.

O concurso

O tema dos trabalhos é livre. Os artistas deverão ter a idade mínima de 18 anos e poderão participar com até duas peças em cada categoria. As inscrições podem ser feitas até dia 20 de novembro pelo site da Prefeitura – www.valadares.mg.gov.br. Todos os documentos deverão ser colocados em envelope lacrado com o nome e endereço do artista, identificado por “Bienal de Artes 2020”, e deverão ser entregues ou remetidos via Correios com aviso de recebimento para: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude – Departamento de Cultura, Av. Brasil, 2920, 3º andar, no Centro, Governador Valadares – MG – CEP: 35020-070.

As peças serão avaliadas por uma curadoria com profissionais de notório saber em cada área, adotando, entre outros critérios de julgamento: técnica, estética, originalidade e criatividade. O resultado do Concurso sai no dia 8 de dezembro e será divulgado no site da Prefeitura.

Resultados

A premiação será realizada no dia 27 de janeiro, às 20 horas, na Sociedade Recreativa Filadélfia. No dia 28 as obras dos vencedores poderão ser vistas pelo público na galeria de artes Clores Dias de Andrade Lage, no prédio da Nossa Clínica na rua Caio Martins, 196, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

A mostra ficará aberta ao público para visitação por 60 dias. Após esse período, o acervo poderá ser apreciado no Espaço Cultural Nelson Mandela, na rua Afonso Pena, nº 3269, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados, das 08h às 12h. Após dois meses no local, as peças serão expostas em outros pontos da cidade.

Os primeiros lugares de cada categoria serão premiados com R$ 1.200,00. Os onze primeiros lugares vão ter a obra exposta individualmente por 30 dias no mural artístico que ficará na fachada do prédio da Nossa Clínica. Além disso, artistas convidados também ganharão um painel na fachada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM