Após eliminação, Valadares Esporte Clube já planeja temporada 2020

FOTO: Divulgação

O fim da participação do Valadares Esporte Clube no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão foi sofrido para sua torcida. A equipe valadarense empatou com o Atlético de Três Corações em 1 x 1 no segundo jogo das quartas de final da Segunda Divisão do Mineiro. A partida foi disputada na manhã de domingo (29) no Estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares. A equipe de Três Corações garante vaga na semifinal e vai pegar o Pouso Alegre no dia 6 de outubro. Já a diretoria do VEC pensa no planejamento para a temporada de competições do ano que vem.

O jogo

Os gols da partida só saíram no segundo tempo. Após o primeiro triunfo no jogo de ida das quartas de final por 3 x 1, o Atlético de Três Corações entrou em campo, no Mamudão, com o regulamento debaixo do braço. A equipe visitante começou indo pra cima do adversário, com firmeza e precisão, conseguindo fazer boas finalizações ainda no início da partida e fechando o meio de campo para impedir o avanço do VEC. Com primeiro tempo abaixo do esperado, o Tricolor demonstrava nervosismo, errando jogadas e não conseguindo se estabelecer dentro de campo.

No segundo tempo, o VEC voltou a campo mais concentrado e foi pra cima do adversário. A defesa do Atlético T.C. conseguiu se segurar até os 32 minutos, quando Leonardo Silva, em chute de longa distância no ângulo, marcou um golaço: 1 x 0 para os donos da casa. O gol animou a equipe, que precisava de mais um gol para conquistar a vaga nas semifinais. O time se lançou ao ataque, mas sem precisão no último passe. Aos 42 minutos, em jogada de contra-ataque do Atlético T.C., o meia Daniel aproveitou e marcou, empatando o placar no Mamudão (1 a 1), resultado que deu a classificação para o time visitante e acabou com o sonho da equipe valadarense de disputar o Módulo II no ano que vem, ao lado do Democrata.

O técnico Luizinho lamentou a derrota e eliminação no campeonato. “Triste pela desclassificação para o Atlético de Três Corações, mas consciente de que fizemos um bom campeonato. Os números falam por nós. Sofremos em todo o campeonato um derrota que nos custou muito caro. Tínhamos que reverter e tivemos que sair muito pra conseguir fazer os gols, e os gols não saíram no primeiro tempo. Só conseguimos o primeiro gol aos 30 minutos do segundo tempo e tentamos de tudo para conseguir o segundo gol, que nos dava a classificação, mas infelizmente não conseguimos e no final tomamos o gol de empate”, lamentou.

Futuro da equipe

Sobre o futuro, o técnico disse que tudo vai passar pela decisão da diretoria. “Temos que levantar a cabeça e aprender com essa desclassificação, que está sendo muito dura para todos nós. O time precisa seguir em frente. É muito cedo para pensar se vou ficar ou não; o que eu posso dizer é que todos nós deixamos as portas abertas”, advertiu.

O presidente do VEC, Euler Marra, avaliou o desempenho da equipe no campeonato e disse que vai investir nas categorias de base do clube. “Continuaremos firmes com o trabalho nas diversas categorias de base, com foco numa metodologia para revelar atletas para o profissional. Para o profissional agora, só no ano que vem teremos competições”, disse. Sobre a permanência de Luizinho no comando da equipe, o presidente afirmou que está “negociando”.

Semifinais

Na próxima fase, o Atlético de Três Corações vai enfrentar o Pouso Alegre na semifinal da Segundona do Mineiro. Do outro lado, o Betim vai jogar contra o Mamoré. Os jogos acontecerão nos dias 5 e 6 de outubro.

por Eduardo Lima