Alunos do curso de medicina da Univale orientam população sobre os riscos da hipertensão

Os atendimentos foram realizados durante toda a manhã de sábado na praça Serra Lima.

A liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular de Governador Valadares (LACCV/GV), formada por alunos do 6º e 7º períodos do curso de medicina da Univale, realizaram no último sábado (21) atendimentos para conscientizar a população sobre os riscos da hipertensão arterial. Os atendimentos foram realizados durante toda a manhã na praça Serra Lima, com aferição de pressão e orientações sobre hábitos saudáveis. Os atendimentos foram organizados pelos próprios alunos da Liga, sob a supervisão do professor orientador e cardiologista Érico Netto.

Os atendimentos fazem parte da programação da Semana do Coração, que termina no próximo domingo (29), Dia do Coração. O cardiologista e orientador da Liga, Érico Netto, analisa que é importante conscientizar a população sobre como cuidar do coração e sobre o tratamento de doenças cardiovasculares, que estão no topo das causas de mortalidade no Brasil. “É uma oportunidade que os alunos têm de lidar com a população e alertar sobre os riscos da hipertensão. Essa é a nossa primeira ação no ano e a proposta é repetir em outros lugares”, disse.

Além do atendimento, os alunos deram orientações saudáveis para a prevenção da pressão alta. Entre os hábitos saudáveis, a alimentação ocupa um papel de destaque. “Evite alimentos muito gordurosos. Uma alimentação saudável tem um impacto importante na prevenção de várias doenças. A prática de alguma atividade física também ajuda. A prática ideal é de 150 a 300 minutos por semana de atividade física, que ajuda no controle da pressão arterial. Uma caminhada é uma boa opção”, orientou a aluna e presidente da LACCV/GV, Eduarda Cunha. Uma alimentação inadequada está associada, de forma indireta, a um maior risco de desenvolvimento de problemas no coração, podendo também predispor a outros fatores de risco, como obesidade. Se não tratada, a pressão alta pode levar a um derrame cerebral (ou AVC), infarto ou lesões no organismo.

A programação da Semana do Coração se encerra no próximo domingo, com uma caminhada na Ilha dos Araújos. Segundo os alunos, qualquer pessoa pode participar. Não haverá taxa de inscrição. A caminhada será às 8h30, saindo da Órbita Academia, na avenida Rio Doce, 599.