Adolescentes da Liga da Justiça participam do “Colorindo na Horta”

A garotada teve a oportunidade de pintar a cerca de proteção da horta usando a sua própria imaginação

Na manhã de terça-feira (22), adolescentes do grupo Liga da Justiça, da Escola Municipal Rosalva Simões Ramalho, tiveram uma missão especial. Equipados com avental, luvas, pincéis e tintas, deram cor aos palets que cercam a horta comunitária “Sementes na Terra”, uma parceria entre a Estratégia de Saúde da Família (ESF) CAIC-I, do bairro Nova Vila Bretas, com o curso de farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/GV).

Os gêmeos Nayrlon Damião Alves e Naydson Damião Alves, de onze anos, aproveitaram a oportunidade para extravasar o dom artístico. “Pintei do jeito que acho mais bonito; vou mostrar para as pessoas e cuidar bem”, disse Nayrlon.

De acordo com a psicóloga Cíntia Teixeira, a ação é muito importante, pois trabalha diversos conceitos e gera oportunidade de colocá-los em prática. ”Percebemos melhor interação, o comportamento muda, pensam e agem em coletividade. Queremos fomentar valores neles, de pertença, por exemplo, para que possam se relacionar melhor, e assim formar pessoas cada vez melhores”, completou.

Para a dona de casa Maria das Graças Fernandes, de 59 anos, uma dos oito cuidadores da horta, essa é uma forma de dar mais visibilidade, vida e de somar forças para cuidar do que é da comunidade. “Cuido de três canteiros na horta, me alimento do que planto aqui, rúcula, alface, mostarda e outros. Às vezes faço doação pra quem precisa também. Então, valorizar o local é uma boa”, afirmou.

A ideia da horta surgiu em novembro de 2018. Contou com a união das secretarias municipais de Saúde (SMS), Obras e Serviços Urbanos (SMSOU) e Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA). Em março deste ano começou a brotar. Desde então, a comunidade já cultiva e colhe alguns dos alimentos. ”No espaço temos uma extensa variedade de espécies ornamentais, medicinais e comestíveis. Além de aproveitarmos o espaço, estamos promovendo saúde, pois eles podem consumir alimentos livres de agrotóxicos cultivados por eles próprios”, concluiu a enfermeira Jaqueline Junqueira.

A horta Sementes na Terra fica em frente à ESF CAIC – Rua T, nº 249, Nova Vila Bretas.