Ações para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente mobilizam estudantes de Minas

Durante a semana foram realizadas várias atividades e hoje todas as escolas públicas de Galileia vão participar de um desfile pelas ruas da cidade, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. FOTO: Divulgação

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é um marco para a sociedade lembrar da importância de preservar os recursos naturais e consumi-los de maneira consciente. Por isso, é importante não só promover essa celebração como também vivenciar essas práticas durante o ano todo. Para marcar a data especial, a Fundação Renova organizou eventos de educação ambiental, em escolas de três municípios: Santana do Paraíso, no Vale do Aço, e Galileia e Tumiritinga, no Vale do Rio Doce.

De acordo com Soraia Soares Silva, analista socioambiental da Fundação Renova, as ações tiveram foco nas atividades desenvolvidas nos municípios, em especial o monitoramento hídrico. “É importante desenvolver a percepção sobre o tema água nas escolas e colocá-los [os alunos] em prática no dia a dia”, afirma. Na quarta-feira (5), cerca de 240 estudantes das Escolas Maria Ivone Damasceno (municipal) e José Rosa Damasceno (estadual), em Santana do Paraíso, participaram de atividades promovidas pela Renova que visavam promover a conscientização ambiental dos alunos.

“Conversamos com os alunos sobre a importância da água para consumo e apresentamos as ações de monitoramento da qualidade da água do rio Doce e da água para consumo humano. Também apresentamos os equipamentos utilizados durante as coletas de água e para o monitoramento e usamos um kit que simula uma prática de análise de água”, conta Soraia Silva.

 Vale do Rio Doce

 A celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente segue durante a semana no Vale do Rio Doce. Nesta sexta-feira (7), alunos de todas as escolas públicas de Galileia vão participar de um desfile pelas ruas da cidade, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. A Fundação Renova vai promover a abertura e o encerramento do evento com uma peça teatral na Escola Waldira de Castro Martins, além de duas intervenções artísticas durante o desfile. Uma das alas, com a participação de crianças, foi criada por iniciativa da própria escola para homenagear a Renova.

Em Tumiritinga, as atividades acontecem no sábado (8), com a participação de 600 alunos de cinco escolas da cidade. Um grupo de teatro vai apresentar uma peça com a temática ambiental e representantes da Fundação Renova vão conversar com os alunos sobre a importância do tratamento da água para consumo.

Além disso, serão apresentadas as ações relacionadas ao Programa de Monitoramento Quali-Quantitativo Sistemático de Água e Sedimento (PMQQS). Atualmente, são 92 pontos de monitoramento manuais e 22 estações automáticas. Essa rede foi montada em pontos estratégicos para acompanhar a evolução da qualidade das águas, identificar as tendências e apoiar a elaboração de diagnósticos.

Em seguida, uma turma de alunos da Escola Municipal Professora Alcina Silva de Miranda será conduzida até o ponto de coleta de água próximo ao rio Doce. Na ocasião, as crianças vão ver de perto como acontece uma coleta de água que é utilizada para análise.

“Uma criança será escolhida por meio de sorteio para ir de barco juntamente com um responsável fazer a coleta de água. Enquanto isso, um palhaço fará brincadeiras com os alunos que ficaram na escola. Ao final, os estudantes se encontram com a criança que coletou a água para que ela conte a sua experiência aos demais”, explica Soraia Silva.