ACEGV completa oito décadas de trabalho em prol do desenvolvimento de Valadares

A Associação Comercial e Empresarial foi criada em 1939, quando a cidade havia sido recém-criada. FOTO: Divulgação.

Consagrada como uma das maiores instituições comerciais do Leste de Minas, a Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACEGV) completa 80 anos de atuação em prol do fortalecimento das empresas locais. Conforme registrado, a data de fundação da Associação Comercial e Empresarial é 1939. A ideia da criação, na época, partiu de um grupo de comerciantes, fazendeiros, mineradores extrativistas e industriários. Durante todo o ano de 2019, uma série de eventos vai marcar o aniversário da entidade. Na tarde de ontem, 15, foi realizada uma coletiva de imprensa na ACEGV, para falar das conquistas ao longo desses 80 anos e das festividades.

A Associação Comercial e Empresarial nasceu com a finalidade de abrir novas frentes de desenvolvimento regional. Ao longo dos seus 80 anos de atividades, protagonizou diversas lutas e trabalhou para tornar seus projetos realidade. Também é o principal espaço de discussão e solução de problemas econômicos da cidade. As principais fontes de receita do município, na atualidade, advêm de iniciativas que contam com a participação decisiva da ACEGV. A associação teve ainda papel preponderante em outras conquistas de Valadares, de cunho educacional, social e de infraestrutura, como: Diário do Rio Doce, CDL, Sindicato do Comércio, Batalhão do Corpo de Bombeiros, Distrito Industrial, BR-116, MG-259, Junta Comercial, AC Credi, Natal Iluminado e Sala do Empreendedorismo.

O presidente da ACEGV, Jackson Lemos, conta que, para o futuro, a associação está empenhada em projetos estruturantes, para o desenvolvimento da cidade. “Ao mesmo tempo que comemoramos o passado, queremos projetar dias melhores, buscando oficializar e tornar realidade a vinda da Valor da Logística Integrada (VLI), a Cooperativa de Energia Renovável (Coopermig) e a inclusão de Governador Valadares na área da Sudene.”

Mérito Empresarial

Como parte das comemorações dos 80 anos de criação, ACEGV fará no próximo dia 21 a cerimônia de entrega do Mérito Empresarial e da Comenda Manoel Byrro, às 19h30, no Ilusão Esporte Clube. Receberá o “Mérito Empresarial” – uma das mais importantes homenagens dos setores econômico e político de Minas Gerais, oferecida pela Federaminas, após indicação da ACEGV – o empresário Rodrigo Andrade, proprietário da Frigoleste. A Comenda Manoel Byrro será entregue a empresas do segmento de prestação de serviços, comércio e indústria. O superintendente do GV Shopping, Sílvio Ricardo de Figueiredo, receberá pelo segmento de prestação de serviços; a empresária da loja Artifício, Maria Emília Drumond, pelo comércio; e o empresário da Panificadora Prado, Alexandre Prado Alves, pela categoria da indústria.

Expoleste 2019 será em maio

Em 2019, a ACEGV vai realizar a 17ª edição da Mostra Empresarial do Leste de Minas entre os dias 22 e 26 de maio. Para este ano foram pensados espaços maiores e voltados para todos os segmentos. A ideia é ampliar o que já tinha sido feito em 2018, agregando novidades e inserindo outros segmentos. Na ultima edição, a Expoleste reuniu mais de 52 mil pessoas. O espaço contou com mais de 137 empresas, entre expositores e patrocinadores. Como feira comercial, a Expoleste busca fomentar o desenvolvimento econômico do Leste Mineiro, criando oportunidades de negócios entre empresas e instituições locais. No ano passado, a Expoleste conseguiu movimentar mais de R$ 23 milhões.

Programação para comemorar os 80 anos

Em agosto será realizado pela ACEGV um culto ecumênico de gratidão. Ainda como parte das comemorações, será lançada em novembro a reedição ampliada do livro “Associação Comercial de Governador Valadares, sessenta anos de história”, que narra os 20 anos seguintes da entidade, mantendo em dia sua trajetória e participação na vida dos valadarenses. Finalizando as comemorações, vai ser realizado um Natal Iluminado maior do que o de 2018.

por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br