Ação ‘Eu cuido de você’ movimenta pediatria do Hospital Municipal

FOTO: Divulgação

A tarde da última quarta-feira (9) foi diferente e especial para os pequenos pacientes internados na pediatria do Hospital Municipal (HM). É que eles receberam a visita dos filhos das enfermeiras do setor. Os pequenos conheceram um pouco da rotina das mães e se tornaram “enfermeiros por um dia”, ao conhecerem os pacientes assistidos por elas. O encontro denominado “Eu cuido de você” faz parte das comemorações do Dia das Crianças.

Num primeiro momento, os “enfermeiros mirins” foram recebidos pela equipe da pediatria na área de convivência. As próprias mães os identificaram com crachás, e lá foram eles pelos corredores. Em cada enfermaria, um encontro especial e único. Olhinhos curiosos e atentos a cada demonstração de atenção.

Renata Pinheiro acompanha o neto Endrick Gabriel, de 4 anos, e ficou surpresa com a ação. “Achei muito válida. Foi bom pra distrair. Acredito que foi surpresa pra nós dois”, comentou.

A dona de casa Leidimar Vargas acompanha a filha Ana Carolina, de 10 anos, há 4 meses e vê nessas ações oportunidades de abstrair toda a pressão do momento. “Vejo no rosto dela a felicidade de ter atividades diferentes, de ver pessoas diferentes, e se ela está feliz eu também estou”, afirmou.

E não é que a Carol aproveitou bem o momento e teve um longo bate-papo com a nova colega, Gabriella Littig, de 13 anos. “Nós conversamos de tudo; parece que a gente já se conhecia há anos”, disse. E para Gabriella não foi diferente. “Nós somos muito parecidas, trocamos dicas de filmes, livros, falamos de escola e pessoas, uma experiência muito legal pra nós duas”, finalizou.

A técnica em enfermagem Rhaissa Cruzoé Oliveira trouxe os dois filhos para participarem: Ana Clara, de 4 anos, e Renan, de 6. Segundo ela, o único contato dos filhos com o hospital foi só para medicação e nunca para internação. “Foi inédito; eles puderam ver a realidade de outras crianças. Assim, fica mais fácil pra gente falar em casa do nosso trabalho e é muito importante para eles compreenderem minha ausência, por conta da rotina corrida”, acrescentou.

E as ações continuam. Hoje os pequenos vão ter a oportunidade de assistir a um filme. Vai ter cinema na pediatria.