Abertura de empresas reanima comércio em Valadares

As recentes transformações que vêm ocorrendo no comércio de Governador Valadares trazem à tona novas discussões. Vários estabelecimentos comerciais estão encerrando suas atividades, enquanto outros estão chegando. Algumas empresas de grande porte sinalizam o desejo de se instalar no município, que, apesar de ter perdido empresas cinquentenárias, ainda é considerado um polo regional, devido à sua localização. Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Alcyr Nascimento Júnior, o atual momento indica um processo consistente de retomada do empreendedorismo no município. Nesta reportagem, o secretário fez uma análise geral do fechamento e abertura de lojas, e chegada de novas empresas a Valadares.

“Fecham-se algumas portas, mas se abrem outras”

Sobre o fechamento de lojas, Alcyr afirma que essa sempre foi uma constante na cidade. A retomada da atividade econômica se passa principalmente pela qualificação da mão de obra. “Fecham-se algumas portas, mas se abrem outras, pois Valadares continua sendo um polo comercial muito grande. Prova disso é o Mercadão, empresa oriunda de Colatina (ES), do ramo de vestuário, que chegou esta semana à cidade, ofertando cerca de 300 vagas de empregos. Outras empresas do ramo de telemarketing também nos procuraram para fazer reuniões. A secretaria de Desenvolvimento vem desenvolvendo também um trabalho sério com o Banco de Empregos, que oferece treinamento com abordagem na qualidade do atendimento, postura e formação curricular, para encaminhamento às vagas disponíveis na cidade. Em 60 dias de funcionamento, já temos quase 80 vagas em fase de efetivação. Portanto, o prefeito André Merlo não tem medido esforços para buscar melhorar a situação de empregos na cidade”, disse.

Alcyr insiste em enfatizar a busca de qualificação para os desempregados e cita o exemplo da Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais), que fica rua Belo Horizonte, 756, Centro. “O governo municipal vem trabalhando para que novas empresas venham se instalar em Governador Valadares. Temos um convênio com o Estado, que, em parceria com a Uaitec, oferece mais de 70 cursos gratuitos na área de tecnologia da informação. Recebemos muitos currículos no Banco de Empregos, mas a maioria sem qualificação. Nas empresas de construção civil, por exemplo, são pedidos cursos básicos, mas poucos procuram fazer. Portanto, quem precisa de emprego precisa se qualificar, e os cursos estão aí, de graça. A qualificação é o primeiro passo para a pessoa conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, afirma.

Sobre o processo de transição na economia em Valadares, Alcyr declarou que o atual momento é um retrato da recessão da economia brasileira, que aos poucos vai sendo superada. “A Secretaria de Desenvolvimento encara isso com muita naturalidade. Desde a época do meu pai já havia essa constante de fechamento de empresas na cidade. Isso faz parte da rota da economia. Um processo que assusta, mas é comum em todo o Brasil. Precisamos olhar a quantidade de empresas que se abrem aqui. Isso precisa ser valorizado. A Prefeitura Municipal tem buscado também alternativas junto a universidades para a criação de startups. Podem esperar, que novas startups estão vindo aí. Atrelado a isso, as áreas de turismo e agropecuária também vão abrir portas para novas oportunidades. Já tivemos este ano o Festival de Inverno no pico da Ibituruna, que foi um sucesso, e virá em breve um projeto maior, com parceria do Estado: uma feira gastronômica, que vai movimentar o comércio na região”, comentou o secretário.

“A implementação de novos negócios
virá naturalmente,
com o tempo”

Questionado sobre as projeções para a vinda de novas empresas para Governador Valadares, Alcyr afirmou que articulações vêm sendo feitas pela Secretaria de Desenvolvimento, visando identificar as potencialidades econômicas do município, e que em breve novos negócios surgirão. “Vai abrir em breve uma concessionária da Renault na nossa cidade, graças a um empresário da nossa região. Quem tem carro Renault não vai precisar ir até Ipatinga ou Belo Horizonte para fazer manutenção. Empresas de telemarketing, vestuário e restaurantes também estão a caminho. A reforma do aeroporto será um divisor de águas. Já foi anunciado também pela diretoria da Petrocity Portos S.A o projeto do Centro Portuário de São Mateus, que inclui a construção da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), que ligará Sete Lagoas (MG), passando por Valadares. Há planejamentos de reestruturação do Distrito Industrial, para garantir a modernidade e instalações de novas indústrias no município. O governo, através do prefeito André, tem feito diversas reuniões para buscar novas empresas para a cidade”, afirmou.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM