10ª edição da Gincana Solidária tem início no campus da UFJF/GV

0
135

Com o início das atividades acadêmicas do primeiro semestre de 2019 nesta semana, foi lançada a 10ª Gincana Solidária da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). A competição promove a arrecadação de alimentos e materiais de limpeza, bem como o cadastro de doadores de sangue e medula óssea junto ao Hemominas de GV. Neste ano, a competição segue até o dia 21 de março, quando todas as doações serão contabilizadas e entregues a instituições da cidade.

A gincana é realizada desde 2014 pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) e Diretórios Acadêmicos (DAs), em parceria com o setor de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV. Trata-se de uma competição em que os alunos dos dez cursos de graduação do campus são organizados em equipes. Vence quem conseguir arrecadar a maior quantidade de doações, que são destinadas a instituições filantrópicas de Governador Valadares. Neste ano, as doações serão entregues à Creche Madre Teresa de Calcutá, Casa de Recuperação Dona Zulmira e Cidade dos Meninos.

Ao longo de suas nove edições, a Gincana Solidária arrecadou pelo menos 6,5 toneladas de alimentos, além de produtos de limpeza e centenas de cadastros de doadores de sangue. Apenas em agosto de 2018 foram 1200 quilos de produtos não perecíveis e materiais de limpeza. As equipes ainda conseguiram recrutar 73 novos doadores de sangue e medula óssea para o Hemominas.

Até o final da competição, calouros vão percorrer a cidade em busca de doações de alimentos. Interessados em contribuir para a arrecadação da 10ª Gincana Solidária podem entregar suas doações no dia 21 de março, a partir das 19h, na quadra do RU Centro, localizada em frente ao Pitágoras.

Desde a 8ª edição da competição, que representa uma espécie de trote solidário da UFJF-GV, são realizados também jogos de integração entre as equipes. A atividade tem como objetivo mobilizar os estudantes e reforçar a importância da coletividade e do comprometimento coletivo na competição. Neste ano, a Noite dos Jogos acontece no dia 20, a partir 18h, na quadra do Restaurante Universitário, em frente ao Pitágoras.